Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-10-2014

Potiguar emagrece mais de 80 kg em um ano
Aylo Rafael Gomes pesava 183 kg e hoje est� com 99 kg. M�dico havia pedido que ele eliminasse 20 kg para fazer cirurgia bari�trica.
Potiguar emagrece mais de 80 kg em um ano
Foto: g1.globo.com

Com um quadro severo de obesidade m�rbida, em 2013, o recepcionista Aylo Rafael Dantas Gomes, de 34 anos, procurou um m�dico para fazer uma cirurgia de redu��o do est�mago. Com 1,78 m de altura , o morador de Natal pesava 183 quilos, o que corresponde a um �ndice de Massa Corporal (IMC) igual a 57 � o �ndice nornal � de at� 25. "Eu tinha feito todos os exames para a cirurgia. Na pesagem do m�dico, ele falou que, para me operar, eu teria que perder peso, porque seria muito arriscado. Ele disse que faria a cirurgia se eu chegasse aos 160 kg", conta.

Diante disso, Rafael deu in�cio a uma mudan�a de estilo de vida, para perder peso e poder operar. S� na primeira semana, ele j� emagreceu 7 kg. Antes totalmente sedent�rio, o recepcionista, que entra no servi�o �s 6h da manh�, come�ou a fazer caminhada de 1 hora na praia todos os dias antes de ir para o trabalho.

Por trabalhar em um hotel, o potiguar tinha � sua disposi��o muitas op��es de comida. Antes da mudan�a de h�bitos, Rafael conta que comia dois p�es com presunto, queijo e salsicha no caf� da manh�, mais suco, bolo e rabanada. Depois da decis�o de emagrecer, a quantidade de comida e a qualidade dos alimentos mudou significativamente. Hoje ele come, por exemplo, dois ovos cozidos, batata doce, mam�o e toma ch� verde de manh�. O refrigerante perdeu espa�o para a �gua, o churrasco e a pizza foram substitu�dos por saladas e frutas. "Eu comia porcaria e comia muita quantidade. O que viesse, a gente tra�ava" (risos).

Como reduziu bastante a quantidade de comida, Rafael passou a comer de tr�s em tr�s horas para n�o sentir fome. "Tive dificuldade no in�cio, o primeiro m�s foi um sacrif�cio", admite. Mas ele acabou se acostumando de tal maneira que deixou de lado a ideia de fazer a cirurgia bari�trica e continuou emagrecendo por conta pr�pria.

B�nus por desempenho
Desde que come�ou a mudan�a de h�bitos, o potiguar criou um sistema pr�prio de "recompensa". "Me peso todo s�bado � tarde. Se batesse uma meta que eu estabelecia, tirava uma refei��o para comer o que queria. Comemorava comendo uma pizza, por exemplo. Me dava s� esse b�nus, mas imediatamente voltava para a dieta. At� hoje sigo esse modelo."

Desde dezembro, Rafael frequenta uma academia da cidade. Ele treina seis vezes na semana, pouco mais de 1 hora por dia, intercalando atividades aer�bicas com muscula��o. Nesse processo todo, ele conta com o apoio da noiva, Sibely Mayara Medeiros de Sousa, que tamb�m emagreceu cerca de 20 kg.

O recepcionista diz que sempre foi uma pessoa alegre e, apesar do excesso de peso que o acompanhava desde a inf�ncia, ele nunca teve problemas � nem psicol�gicos, nem de sa�de. A decis�o de emagrecer veio quando ele passou a pensar no futuro. "Um dia comecei a refletir e cheguei � conclus�o que um dia precisava sentar no ch�o com os filhos que terei futuramente, correr com eles, fazer as coisas mais simples que a vida pode oferecer, mas com os meus 183 kg n�o seria simples."

Rafael deu in�cio a sua mudan�a de estilo de vida no dia 27 de setembro de 2013. A reportagem do VC no Bem Estar procurou o potiguar no in�cio de junho deste ano, mas ele s� retornou nosso contato na semana passada. Ele diz que queria completar um ano de emagrecimento, para s� ent�o contar sua hist�ria. Durante esse per�odo, Rafael emagreceu 84 quilos. Ainda faltam 9 para ele atingir a meta de pesar 90 kg.

"N�o vou dizer que a decis�o de mudar foi f�cil. Mudar um estilo de vida � primeiramente aceitar que voc� necessita dessa mudan�a, n�o � fazer uma simples dieta e depois parar no meio do caminho, como eu j� tinha feito diversas vezes. Dessa vez n�o, queria fazer diferente, queria mostrar para mim mesmo que seria capaz. Ou melhor, que fui."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir