Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 13-10-2014

Candidatos do Enem estudam para as provas em grupos no Whats
Rede de mensagens no telefone ajuda quem tem pouco tempo para estudar. Aluna de 16 anos de SC gerencia tr�s grupos com mais de 120 pessoas.
Candidatos do Enem estudam para as provas em grupos no Whats
Foto: g1.globo.com

Para se preparar a tempo para o Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem), vale estudar na escola, no cursinho, na biblioteca, em casa, sozinho, com amigos e at� com desconhecidos que moram em outros cantos do pa�s, segundo jovens de v�rias partes do Brasil inscritos nas provas dos dias 8 e 9 de novembro. Depois dos grupos organizados dentro do Facebook, que nas �ltimas edi��es se multiplicaram e hoje podem ter at� mais de 40 mil pessoas, neste ano muitos candidatos decidiram levar as dicas no bolso, participando de grupo de estudo no WhatsApp, aplicativo de mensagens para smartphones.

A estudante Bianca Luiza Andr�, de apenas 16 anos, vai fazer o Enem pela primeira vez neste ano, mas acabou virando "gerente" de tr�s grupos de estudo no WhatsApp. Acostumada a dar dicas de reda��o, tema em que sempre tira notas acima de 8, segundo ela mesma, Bianca diz que lan�ou a ideia de reunir estudantes com d�vidas de reda��o no WhatsApp em um dos grupo no Facebook sobre Enem.

"Eu tenho muita facilidade com portugu�s e reda��o. Como �s vezes tem muita gente um pouco perdida com produ��o de texto, eu decidi criar esse grupo para ajudar", explicou ela.

Ela acabou recebendo cerca de 150 respostas com n�mero de telefones, e precisou criar tr�s grupos, que at� hoje contam com mais de 40 participantes cada.

A reportagem do G1 participou de um deles durante tr�s dias e encontrou centenas de mensagens enviadas a todas as horas do dia. Participantes do Maranh�o, S�o Paulo, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Paran�, entre outros, recorrem ao celular para fazer perguntas sobre gram�tica, conhecimentos gerais, atualidades e, claro, para elaborar argumentos na hora de treinar com reda��es sobre temas que podem ser pedidos no Enem. Realidades diversas Al�m de Bianca, Jorge Crey dos Santos, professor da rede estadual na Bahia, tamb�m frequenta as conversas. "N�o irei prestar o Enem, s� estou aqui para auxiliar a quem precisar no que eu for �til", diz o docente, que tem licenciatura em matem�tica. A idade dos participantes varia entre 15 e 22 anos e as realidades s�o distintas. Graziela Fazan, de S�o Jos� dos Campos (SP), tem marido e filhos e afirma ter tempo limitado para os estudos. "Quero fazer direito e por falta de tempo estudo de madrugada ou quando me sobra tempo", explicou a jovem, que, dependendo da inspira��o, chega a produzir tr�s reda��es por dia. "Estudo pela noite e quando d� no �nibus, atrav�s do celular, de aplicativo e outros", disse Priscila, de 21 anos, moradora de Salvador. A jovem pretende fazer faculdade de arquitetura. Hugo Ara�jo, de 18 anos, mora em S�o Lu�s e diz que, para conquistar seu objetivo de ser aprovado em medicina na Universidade Federal do Maranh�o (Ufma), vive e respira o Enem. "Em casa estudo cinco horas por dia, mais cursinho, que dura seis horas e meia de segunda a segunda", disse o estudante. Ele alerta, por�m, que o uso das redes sociais deve ser feito "de forma correta", porque, do contr�rio, n�o far�o diferen�a na aprendizagem. "Essa troca de ideias � de grande valia e com certeza far� diferen�a no dia 9 de novembro", afirmou ele sobre o grupo do qual participa, batizado como "grupo 1" por Bianca, para efeitos de organiza��o. Valdemar Viana, de 18 anos, tamb�m � maranhense como Hugo, mas se inscreveu no Enem com outro objetivo: conseguir o certificado de conclus�o do ensino m�dio. Ele diz que trancou a matr�cula e, por isso, n�o concluiu o ensino b�sico na idade certa. J� sobre uma poss�vel faculdade, caso sua nota seja suficiente para conseguir uma vaga, ele ainda n�o decidiu o que cursar. "Como eu sou p�ssimo em reda��es, o grupo ajuda com opini�es, temas e dicas", explicou ele.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir