Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-10-2014

Homens encapuzados atacam manifestantes em Hong Kong
Objetivo era acabar com barricadas criadas pelo movimento. Manifestantes acusaram a m�fia chinesa por a��o.
Homens encapuzados atacam manifestantes em Hong Kong
Foto: g1.globo.com

Homens encapuzados atacaram nesta segunda-feira (13) os manifestantes pr�-democracia em Hong Kong, em uma tentativa de acabar com as barricadas criadas pelo movimento no epicentro dos protestos que exigem de Pequim o sufr�gio universal pleno no territ�rio.

Os confrontos aconteceram em uma ampla avenida ocupada em Admiralty, o bairro dos minist�rios, quando homens com m�scaras de cirurgi�o tentaram destruir as barricadas.

Os policiais conseguiram prender dois manifestantes e formaram um cord�o para impedir os ataques.

Os manifestantes acusaram a m�fia chinesa, que j� havia sido apontada como a respons�vel por incidentes violentos em �reas ocupadas pelos ativistas.

A televis�o exibiu imagens de um homem obrigado pela pol�cia a entregar uma navalha.
Durante o incidente, v�rios taxistas, irritados com os bloqueios impostos pelos manifestantes, insultaram os ativistas pr�-democracia.

Mais cedo, centenas de policiais retiraram as barricadas de v�rias avenidas de Admiralty e do bairro comercial de Mongkok, aproveitando que poucos manifestantes passaram e noite nos dois locais.

A pol�cia divulgou um comunicado com um pedido para que os manifestantes n�o apresentassem oposi��o e acabassem com os obst�culos que bloqueiam as ruas.

"Estou irritado porque este "movimento dos guarda-chuvas" � dos estudantes de Hong Kong. A pol�cia n�o deveria ser nossa inimiga, e sim nossa amiga", disse � AFP Kim Kwan, um estudante de 21 anos.

"A pol�cia se nega a conversar com a gente e faz o que tem vontade", afirmou Wong King-wa, de 25 anos.

Os agentes n�o utilizaram equipamento antidist�rbios. O chefe de Governo de Hong Kong, Leung Chun-ying, havia prometido que a pol�cia faria "uso limitado da for�a".

H� mais de duas semanas, os manifestantes, em sua maioria estudantes, ocupam v�rios bairros e avenidas estrat�gicas da ex-col�nia brit�nica, que enfrenta a mais grave crise pol�tica desde que o Reino Unido devolveu o territ�rio a China em 1997.

Os manifestantes exigem o sufr�gio universal nas elei��es de 2017 que decidir�o o pr�ximo chefe de Governo local. Pequim anunciou em agosto que ter� poder de aprovar ou vetar os candidatos, o que os ativistas consideram inaceit�vel.

O movimento tamb�m exige a ren�ncia do chefe do Executivo local, que consideram uma marionete de Pequim.

Leung Chun-ying declarou no domingo que seus cr�ticos n�o praticamente nenhuma possibilidade de obter a aprova��o de Pequim para suas demandas.

Hong Kong � um territ�rio com status especial e, ao contr�rio da China continental, goza de muitas liberdades, como a de express�o e manifesta��o. Tamb�m tem um sistema pol�tico multipartid�rio, quando o restante do pa�s � governado pelo Partido Comunista (�nico).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir