Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-10-2014

Ban Ki-moon visita a Faixa de Gaza
Visita do secret�rio-geral da ONU � visita simb�lica e tem peso pol�tico. Ele foi a um dos bairros mais devastados pelo conflito recente com Israel.
Ban Ki-moon visita a Faixa de Gaza
Foto: g1.globo.com

O secret�rio-geral da ONU, Ban Ki-moon, entrou nesta ter�a-feira (14) na Faixa de Gaza para uma visita simb�lica e com peso pol�tico, quase dois meses depois do fim da guerra com Israel.

Ban come�ou a visita por Shejaiya, um dos bairros mais devastados pelo conflito de julho e agosto. V�rios edif�cios deste bairro situado a poucos quil�metros da fronteira com Israel foram destru�dos no conflito.

O secret�rio-geral da ONU, que havia visitado o territ�rio palestino pela �ltima vez em 2012, deve conceder uma entrevista coletiva em Jabaliya, em uma das tr�s escolas das Na��es Unidas transformadas em abrigos para as v�timas da guerra, que terminou com 2.200 palestinos e 73 israelenses mortos.

Tamb�m se reunir� com ministros do governo de uni�o palestino, que acaba assumir a administra��o da Faixa de Gaza, depois de sete anos de poder do movimento islamita Hamas.

Na segunda-feira, durante uma visita � Cisjord�nia, Ban denunciou a coloniza��o israelense e pediu aos dois lados que retome o processo de paz, antes de um encontro em Jerusal�m com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir