Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-10-2014

Resultado da Eleição 2014 em Marataízes. Ou: Chegamos ao fundo do poço?

Resultado da Eleição 2014 em Marataízes. Ou: Chegamos ao fundo do poço?

Depois do resultado das eleições de 2014 em Marataízes, só nos resta reconhecer, ainda fazemos política com romantismo, ainda não aprendemos a planejar e muito menos a nos organizar em torno de um projeto viável.

Na disputa para Deputado Estadual, que era a mais importante para nossa cidade, dos 17.917 votos válidos, nossos candidatos não ultrapassaram 7.000. Isso é resultado de uma política provinciana, sem objetivos claros, o que abre espaços para forasteiros sem compromisso nenhum com nossa cidade, saírem vitoriosos.

O que nos resta agora é juntar os cacos e começar a planejar a eleição de 2016, perdemos, Marataízes perdeu, a situação pede reflexão, a história nos ensina que grandes transformações sucedemgrandes tragédias, temos que absorver o recado das urnas e aprender a ler os momentos políticos de nossa cidade. Uma coisa é certa, a política não vai parar, então que sejamos mais pragmáticos, Marataízes é maior que seus políticos, mas são eles que ditarão os rumos de nossa cidade, então temos a obrigação de escolher os melhores.

Chegamos a um momento crucial na política de Marataízes, que por falta de organização, algumas lideranças de fora já começam a se assanhar para poder marcar território em nossa cidade, reflexo da fraqueza de nossa classe política, onde impera a vaidade e por que não dizer burrice.

Os movimentos para 2016 já começaram, teremos três forças políticas lutando para conquistar a prefeitura, o prefeito Tininho, se caso ficar até 2016, Toninho Bittencourt, que sem a máquina administrativa obteve mais de Sete mil votos em 2012 e o grupo do prefeito afastado Jander Vidal que não vai querer ficar de fora da disputa. Aparecerá alguma surpresa? Pouco provável, mas uma coisa é certa, teremos grupos mais heterogêneos que podem definir a eleição para um dos lados, grupos esses que podem nos devolver uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018.

Então esta é a conclusão, chegamos ao fundo do poço, vamos recomeçar do zero, pois essa eleição provou que não estamos em sintonia com os eleitores, é hora convocar a sociedade para um debate e extrairmos dela seus anseios, suas demandas e assim focarmos em uma política mais organizada e mais próxima da população.


Fonte:
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir