Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-10-2014

Vizinhos de parque aquático sofrem com falta d"água no Rio
Moradores de Vargem Grande estão com torneiras secas há dois meses. Rio Water Planet diz que toda a água do parque é de poços artesianos.
Vizinhos de parque aquático sofrem com falta d
Foto: g1.globo.com

Moradores de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, estão vivendo uma situação inusitada: eles são vizinhos do Rio Water Planet, o maior parque aquático da América Latina, e sofrem há dias com a falta d"água.

A torneira vazia é a realidade dos moradores de Vargem Grande. Eles convivem com o problema da falta de água há cerca de dois meses.Com isso, a máquina de lavar da aposentada Júlia de Oliveira fica parada.

"Lavo na mão mas fica mal lavada. Para beber e cozinhar eu compro e uso água do poço!", contou a moradora.

Na Rua Serra Dourada, moradores de outras ruas do bairro se reuniram para mostrar o tamanho do problema. Eliane Porto contou que há mais de 20 dias não cai um pingo de água em sua casa.

Perto dali, em um restaurante, na Estrada do Sacarrão, o proprietário Eduardo Nunes orienta os funcionários e contabiliza os prejuízos. Para lavar a laranja só no balde com a torneira fechada, para economizar e a limpeza é feita apenas com pano e rodo.

Segundo ele, os moradores já conversaram com funcionários da Cedae. A companhia disse que faz uma obra para ampliar o abastecimento na região, mas só será concluída em março do ano que vem.

O Rio Water Planet disse que toda a água do parque são de poços artesianos próprios autorizados pelo Inea. Segundo o Inea, eles usados para recreação, esporte, turismo e piscinas.

Quanto à reclamação dos moradores, a Cedae disse que metade de Vargem Grande é abastecida pela Reserva do Sacarrão e, por causa do longo período de seca, a vazão está reduzida. Ainda de acordo com a Cedae, o novo sistema que está em construção - citado na reportagem -, não ficará sujeito à influência de estiagens, porque vai usar a água do Sistema Guandu, que tem uma produção de cerca de 45 mil litros por segundo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir