Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-10-2014

Pesquisadores localizam submarino nazista afundado na costa
U-boat 576 foi localizado na regi�o do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte. Em 1942, comboio de 19 navios mercantes foi atacado pelo submarino.
Pesquisadores localizam submarino nazista afundado na costa
Foto: g1.globo.com

Pesquisadores informaram na ter�a-feira (21) a descoberta de um submarino alem�o e de um cargueiro nicaraguense que afundaram na costa americana do Atl�ntico durante uma batalha na II Guerra Mundial.

O U-boat 576 foi localizado na regi�o do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, sobre o leito marinho e pr�ximo ao cargueiro Bluefields, revelou um comunicado do escrit�rio de santu�rios marinhos da Administra��o Nacional Oce�nica e Atmosf�rica (NOAA).

"Isto n�o � apenas a descoberta de um naufr�gio", disse o l�der da expedi��o do NOAA, o pesquisador Joe Hoyt. "� uma janela para uma hist�rica batalha e o quadro de um campo de batalha submarino da II Guerra Mundial".

Em 15 de julho de 1942, um comboio de 19 navios mercantes, entre eles o Bluefields, transportava insumos de guerra de Norfolk, Virg�nia, para Key West, na Fl�rida, quando foi atacado pelo submarino.

O U-576 afundou o Bluefields e danificou seriamente outros dois navios, mas foi atingido pelo bombardeio de um avi�o da Marinha americana e pelo fogo de um cargueiro armado.

No final da batalha, "o Bluefields e o U-576 naufragaram", destacou o NOAA.
"Pouca gente se d� conta do qu�o perto esteve a guerra da costa americana", disse David Alberg, diretor do NOAA.

N�o houve v�timas do lado americano, mas o submarino alem�o afundou com toda a tripula��o, e o local do naufr�gio � considerado um cemit�rio submarino.

O minist�rio das Rela��es Exteriores da Alemanha disse que o pa�s n�o est� interessado em participar da recupera��o dos destro�os do submarino, mas pediu que, "na medida do poss�vel", deixem "os mortos descansar em paz".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir