Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-10-2014

Rússia diz que Ucrânia tem que conseguir pagar gás
Moscou sugeriu que impasse acabará quando receber garantias financeiras. País ameaça cortar abastecimento de gás por dívida de Kiev.
Rússia diz que Ucrânia tem que conseguir pagar gás
Foto: g1.globo.com

A Ucrânia tem de encontrar um meio de pagar pelo abastecimento de gás da Rússia dentro de uma semana, disse o ministro russo de Energia, Alexander Novak, nesta quarta-feira (22), sugerindo que o impasse acabaria quando Moscou recebesse garantias financeiras de Kiev.

A mais recente rodada das conversas sobre o gás entre Moscou e Kiev encerrou-se na terça-feira em Bruxelas, sem que houvesse acordo em uma disputa que levou a Rússia a cortar o abastecimento de gás para seu vizinho em meados de junho, potencialmente prejudicando os fluxos para a União Europeia.

Mas, embora Novak tenha dito estar otimista por novas conversas em 29 de outubro, o primeiro-ministro ucraniano, Arseny Yatseniuk, disse que se mantém cético sobre as relações com a Rússia, salientando como os esforços para alcançar um acordo são prejudicados por um conflito político maior entre os dois países.

Na terça-feira, a Rússia aumentou a pressão sobre a Ucrânia, que depende de ajuda do Ocidente, exigindo garantias de como Kiev encontraria o dinheiro para pagar Moscou. Antes, a Ucrânia pediu à União Europeia mais US$ 2 bilhões em crédito.

Novak disse a repórteres em uma conferência de energia em Moscou que ambos os lados haviam quase alcançado um acordo, mas que as conversas foram travadas "por outra questão: onde a Ucrânia vai conseguir o dinheiro para pagar antecipadamente o abastecimento de gás em novembro e dezembro".
"Se os ucranianos têm o dinheiro, então os documentos serão assinados. Se não, então terão que esperar."

Sergei Kupriyanov, porta-voz da exportadora de gás russa Gazprom, disse à Reuters que os fluxos de gás para a Ucrânia seriam retomados tão logo Kiev recebesse ajuda financeira.

"Se a Europa der o dinheiro a eles, então o gás vai fluir", disse ele.

Em Kiev, Yatseniuk disse que o governo ucraniano estava negociando com seus parceiros europeus sobre reexportar gás para a Ucrânia e não estava otimista sobre as conversas, ofuscadas pelo levante separatista no leste ucraniano e pela anexação da Crimeia, antes território pertencente a Kiev, pela Rússia.

Kiev e Moscou concordaram sobre um preço para o fornecimento de gás russo durante o inverno, de US$ 385 a cada mil metros cúbicos, mas os dois lados tropeçaram em outras questões, incluindo se será preciso que a Ucrânia pague adiantado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir