Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-10-2014

Atirador de Ottawa tinha planos de ir para a Síria
Suspeito não tinha ligação com militante que atropelou militares, diz polícia. Motivação de Michael Zehaf-Bibeau "está ligada a sua radicalização".
Atirador de Ottawa tinha planos de ir para a Síria
Foto: g1.globo.com

A Polícia do Canadá confirmou nesta quinta-feira (23) que o acusado de matar um soldado em um memorial de guerra de Ottawa e, em seguida, invadir o Parlamento canadense nesta quarta é Michael Zehaf-Bibeau, canadense de 32 anos que se converteu ao islamismo.

Segundo a polícia, ele possivelmente também tinha nacionalidade libanesa.
Zehaf-Bibeau atuou sozinho no ataque desta quarta e tinha planos de deixar o Canadá e ir para a Síria, disse a polícia.

A polícia não sabia que Zehaf-Bibeau estava em Ottawa e que tinha intenção de viajar à Síria, onde atua o grupo islâmico jihadista Estado Islâmico, até falar com a mãe do atirador nesta quarta. Zehaf-Bibeau tinha dado entrada em um pedido de passaporte, que estava sendo avaliado.

Seu endereço de e-mail foi encontrado no computador de um acusado de terrorismo, segundo o chefe da polícia, indicando que ele teria ligações com extremistas islâmicos.
O atirador não estava na lista dos 93 viajantes de alto-risco que a polícia investiga.

A polícia diz que ainda investiga a motivação de Zehaf-Bibeau para cometer o ataque, mas que ele "está claramente ligado a sua radicalização". A demora para obter o passaporte também poderia ser um dos motivos.

Na coletiva de imprensa concedida nesta quinta, a polícia exibiu um vídeo feito por câmeras de segurança que mostra a ação de Zehaf-Bibeau nesta quarta-feira.
Também foi divulgado que o atirador de Ottawa não tem nenhuma conexão aparente com o militante islâmico que atropelou dois militares em Québec, na última segunda-feira.

A polícia ainda disse que não há ameaça iminente de ataques, mas que aumentou a vigilância de viajantes de alto risco para garantir a segurança em todo o país.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir