Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-10-2014

Batalhão de Choque do RJ chega a Cabo Frio após novos ataque
Caminhão foi incendiado e agência bancária depredada em São Cristovão. Aulas estão suspensas em escolas municipais; população está sem ônibus.
Batalhão de Choque do RJ chega a Cabo Frio após novos ataque
Foto: g1.globo.com

O Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro está em Cabo Frio após quatro ataques atingirem caixas eletrônicos e veículos na cidade desde a madrugada de domingo (26). A chegada do reforço de 40 policiais foi confirmada pelo comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Ruy França, nesta segunda-feira (27). Por medo da violência, o transporte público está totalmente suspenso nas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e São Pedro da Aldeia. Já nas cidades de Araruama, Iguaba Grande e Saquarema, os ônibus circulam parcialmente. Por conta do problema, aulas foram suspensas em 69 escolas municipais de Cabo Frio e nos distritos de Arraial do Cabo. Em Cabo Frio, os postos de saúde nos bairros Guarani, Nautillus, Vila do Sol e Manoel Corrêa estão fechados.

De acordo com a PM, os ataques começaram como retaliação após a morte de quatro traficantes em um confronto com a polícia na madrugada de domingo (26).

À noite, criminosos tentaram atear fogo a caixas eletrônicos de uma agência bancária na Avenida Joaquim Nogueira, no bairro São Cristóvão. O Corpo de Bombeiros chegou a tempo de controlar as chamas. No bairro Guarani, um caminhão que estava estacionado na Rua Visconde de Cairú, foi incendiado. Antes, dois ônibus foram incendiados, um às 5h30 e outro às 7h30. Os motoristas da empresa que atende a cidade resolveram voltar para as garagens por medo da violência, o que também deixou a população sem transporte público no dia da eleição.

Escolas municipais de portas fechadas
Os diretores das unidades escolares do município dispensaram os alunos no início da manhã desta segunda. A assessoria da Secretaria de Educação infomou que pela falta de funcionários e por medida de segurança, as 69 escolas da cidade precisaram fechar. No segundo distrito de Cabo Frio, diretores de 23 unidades também devem dispensar estudantes. A assessoria divulgou, por volta das 8h30, que estava ligando para os responsáveis das escolas do segundo distrito, para saber como estava a situação.

População sem ônibus
Moradores de Cabo Frio e de municípios vizinhos ficaram sem transporte público na manhã desta segunda. A empresa Salineira informou que no início do dia alguns ônibus estavam nas ruas. Mas por volta das 9h, vários coletivos voltaram para a garagem da empresa.

Na manhã de domingo, motoristas também suspenderam o serviço, com o apoio da empresa, depois que um outro ônibus da Salineira, da linha Cabo Frio x Búzios, e um coletivo particular foram incendiados nos bairros São Cristóvão e Guarani, em Cabo Frio, na madrugada de domingo. O veículo particular estava estacionado ao lado de uma garagem utilizada para guardar ônibus de empresas particulares. De acordo com testemunhas, o proprietário entrou em desespero ao ver o ônibus destruído. O veículo era usado para fazer excursões de igrejas na região.

A empresa, após reuniçao com a PM, chegou a reativar o serviço no começo da tarde, mas outro ônibus foi incendiado no bairro Colinas, em São Pedro da Aldeia, com isso, o serviço foi novamente suspenso. O ônibus incendiado no bairro Colinas, por volta das 17h, fazia a linha Baixo Grande x Cabo Frio. Segundo testemunhas, homens armados chegaram de carro, renderam os funcionários que estavam no coletivo e obrigaram passageiros a descerem do ônibus. Eles atearam fogo e fugiram.

Entenda o caso
A Polícia Militar acredita que os ataques tenham sido uma retaliação por conta da morte de quatro traficantes em um confronto, no bairro Manoel Corrêa, durante a madrugada de domingo. De acordo com o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Ruy França, uma denúncia anônima informou que um baile funk estava acontecendo na Favela do Lixo. Homens estariam armados com fuzis e coletes balísticos. Ainda segundo a denúncia, várias pessoas estavam consumindo drogas no local.

Após a informação, o comando da PM decidiu montar uma operação. Cerca de 20 policiais foram em direção à comunidade. O comandante informou ainda que assim que chegaram, traficantes os receberam com vários tiros. A polícia revidou e começou uma intensa troca de tiros. Quatro traficantes foram mortos, sendo um deles considerado como chefe do tráfico de drogas no local. Foram apreendidos três fuzis, duas pistolas, um colete balístico, carregadores de fuzil e pistola, cápsulas de cocaína, um rádio transmissor e diversos celulares.

O material apreendido foi levado para a delegacia em Cabo Frio. Os corpos dos quatro traficantes foram encaminhados para o Instituto Médico Legal do município. O policiamento está reforçados em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir