Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-10-2014

Exército libanês assume controle de bairro de Trípoli
Foram três dias de combates com islamitas, com fuga de milhares de civis. Os militares avançaram e apreenderam muitas armas na localidade.
Exército libanês assume controle de bairro de Trípoli
Foto: g1.globo.com

O exército libanês assumiu nesta segunda-feira (27) o controle de um bairro de Trípoli após três dias de combates contra islamistas, que provocaram a fuga de milhares de civis, cansados da violência em uma cidade já afetada pelo conflito na vizinha Síria.

Os soldados entraram e controlaram o bairro de Bab al-Tebane sem encontrar resistência no reduto islamita.

De acordo com um porta-voz, os soldados prenderam 162 combatentes islamitas no bairro desde sexta-feira.

Os militares avançaram casas por casa e apreenderam muitas armas na localidade.
No domingo, aproveitando um momento de calma, milhares de civis fugiram do bairro do bairro sunita empobrecido, onde vivem 100.000 pessoas.

Pelo menos cinco civis e 11 soldados morreram em Trípoli desde que os islamitas iniciaram a ofensiva na sexta-feira na área central do bairro.
Nos últimos três anos, as divisões do conflito sírio chegaram a Trípoli, cenário frequente de confrontos violentos entre os sunitas, partidários da rebelião, e os alauitas, simpatizantes do regime de Bashar al-Assad.

Mas esta é a primeira vez que acontecem combates desta magnitude no centro da "capital do norte" do Líbano.

Os islamitas sunitas acusam o exército libanês de estar dominado pelo Hezbollah xiita, seu inimigo declarado, já que a poderosa organização libanesa combate contra os insurgentes na Síria - majoritariamente sunitas - ao lado do exército de Assad.

Os confrontos pararam na noite de domingo e os islamitas, suspeitos de vínculos com a Frente Al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda, pareciam ter desaparecido de Bab al-Tebane, onde estavam entrincheirados.

Nesta segunda-feira eram ouvidos disparos esporádicos, enquanto o exército começava a rastrear o bairro do norte da segunda maior cidade do Líbano, com a retirada das minas deixadas pelos homens armados.

Depois das súplicas dos habitantes presos em Bab el-Tebane e da mediação dos líderes religiosos, o exército finalmente autorizou a saída de milhares de civis no domingo.

Durante a noite, o caos dominava o bairro, com moradores de todas as idades em fuga da área destruída, mulheres de pijama chorando, homens que carregavam crianças e idosos

As autoridades anunciaram que as escolas e as universidades de Trípoli permaneceriam fechadas nesta segunda-feira para evitar a violência.
Os bombardeios provocaram incêndios em várias casas, informaram à AFP moradores de Bab al-Tebane.

Dezenas de residências e de lojas foram incendiadas, enquanto o exército atacava com morteiros os militantes que permaneciam refugiados em Bab al-Tebane.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir