Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-10-2014

Kim Jong-un fez cirurgia no tornozelo
Ditador da Coreia do Norte ficou seis semanas sem aparecer em p�blico. Equipe de especialistas teria ido a Pyongyang para procedimento
Kim Jong-un fez cirurgia no tornozelo
Foto: g1.globo.com

O servi�o de intelig�ncia sul-coreano acredita que o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que ficou seis semanas sem aparecer em p�blico, passou por uma cirurgia para remover um cisto do tornozelo, informa a ag�ncia de not�cias Yonhap.

Em uma sess�o com os deputados, o Servi�o Nacional de Intelig�ncia tamb�m informou que, no �ltimo ano, Kim rebaixou quase 200 oficiais do ex�rcito e que 50 pessoas foram executadas no pa�s vizinho.

Uma equipe de especialistas viajou a Pyongyang entre setembro e outubro para extirpar o cisto detectado no l�der norte-coreano em maio, informaram parlamentares que estavam na sess�o.

Kim compareceu a um concerto com a esposa no in�cio de setembro e depois ficou seis semanas afastado dos eventos p�blicos.

A aus�ncia provocou todo tipo de especula��es sobre sua sa�de e, inclusive, boatos de um golpe de Estado no pa�s comunista.

O l�der norte-coreano voltou a aparecer em p�blico em meados de outubro, durante uma visita a um novo complexo residencial em Pyongyang. As imagens exibidas pela televis�o estatal o mostraram caminhando com a ajuda de uma bengala.

As 50 execu��es no �ltimo ano est�o relacionadas com o processo de puni��es que Kim iniciou contra os colaboradores de seu tio e ex-mentor pol�tico, Jang Song-Thaek, que foi executado pelo regime em dezembro de 2013, acusado de corrup��o e trai��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir