Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-10-2014

Informações falsas sobre tripulantes circulam nas redes soci
Parente de uma das vítimas reclama dos boatos sobre a tripulação. Chefe da Casa Militar nega informação não oficial; avião foi encontrado.
Informações falsas sobre tripulantes circulam nas redes soci
Foto: g1.globo.com

Boatos e informações controversas sobre o avião desaparecido desde domingo (26), no interior de Roraima, motivaram a reclamação de uma familiar que aguardava a chegada dos tripulantes na tarde dessa quinta-feira (30) no Aeroporto Internacional de Boa Vista. Segundo ela, após o avião ter sido encontrado, informações não oficiais compartilhadas em redes sociais apontavam que os tripulantes já estavam a caminho da capital.
Durante esse período de espera, muitos boatos sobre o estado de saúde dos sobreviventes circularam nas redes sociais. Informações que, conforme ela, aumentavam ainda mais a expectativa e deixavam os parentes irritados e apreensivos.

"Eu cheguei até a pedir por mensagem, para publicarem em grupos de WhatsApp, pedindo pelo amor de Deus para que as pessoas parassem de divulgar esse tipo de mensagem. É uma falta de respeito com a gente. Qualquer notícia a gente está se apegando", desabafou Larissa Rodrigues, irmã da jovem de 22 anos de idade, que está grávida de oito meses e estava na aeronave.

Em entrevista ao G1, o Chefe da Casa Militar, coronel Amaro Júnior, pediu que a população tivesse mais cuidado ao divulgar informações, para evitar notícias falsas.

"Nós em momento algum falamos que a tripulação havia sido encontrada, como também não informamos que eles seriam deslocados. Eu peço às pessoas que evitem informações que não sejam oficias por parte do Gabinete Militar", orientou.

Ele explicou que o avião foi encontrado, mas nenhum dos sobreviventes estava no local. Amaro Júnior conta que, junto à aeronave, estava um bilhete informando a direção que os tripulantes iriam seguir. O coronel informou que equipes do Exército e do Corpo de Bombeiros devem auxiliar nas buscas que serão retomadas somente na manhã desta sexta, na região de Caracaraí, Sul de Roraima.

"Nós vamos disponibilizar equipes, tanto via aérea como via terrestre, e resgatá-los o mais rápido possível. Nós não temos como fazer buscas à noite. É muito perigoso. Então, assim que amanhecer, tanto helicóptero, como a aeronave decolam e deslocaremos também, uma equipe por terra para buscar justamente essa trilha por onde eles seguiram", completou o militar.

De acordo com a Força Áerea Brasileira (Fab), as últimas informações a respeito do caso foram repassadas à imprensa na noite de quinta-feira, conforme informado nesta sexta (31). A Fab confirmou que o avião Cessna PP-FFR, do governo de Roraima, desaparecido com cinco pessoas a bordo desde o domingo (26) foi encontrado na tarde dessa quinta, a cerca de 200 quilômetros de Boa Vista, "aparentemente sem grandes avarias".

Entenda o caso
Uma aeronave de pequeno porte, que seguia de Santa Maria do Boiaçú, região Sul de Roraima, para Boa Vista, desapareceu no domingo (26). Conforme informações da assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) o avião Cessna, U206G, matrícula PP-FFR, pertencente ao governo do estado de Roraima, decolou às 11h50 e estava com o pouso previsto para às 14h, na capital. Mas no trajeto, a aeronave perdeu a comunicação com o radar de controle aéreo e desapareceu.

O trabalho de buscas começou na manhã de segunda-feira (27) por equipes da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros. Na terça, uma equipe de 40 militares do Exército iniciou o apoio às buscas, em patrulhamento fluvial pelo rio Branco junto às comunidades ribeirinhas com a finalidade de buscar informações sobre o avião.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir