Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2014

2ª etapa da campanha contra Febre Aftosa começa neste sábado
Prazo para vacinação é 30 de novembro. Criadores que não vacinarem serão punidos com multa.
2ª etapa da campanha contra Febre Aftosa começa neste sábado
Foto: g1.globo.com

Começa neste sábado (1º) a segunda etapa da campanha contra a Febre Aftosa em Petrolina, no Sertão pernambucano, e nas cidades circunvizinhas. O esperado é que mais de 65 mil bovinos e bubalinos sejam vacinados em seis municípios da região.

De acordo com o coordenador da unidade local da Agência e Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro), que corresponde a Petrolina e Lagoa Grande, Geraldo Miranda, os criadores precisam procurar as farmácias veterinárias para adquirir as doses. "Nesta etapa também não teremos doação de vacinas", destacou Geraldo.

Na primeira etapa, a unidade regional da Adagro, que compreende os municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes e Afrânio, foram vacinados em torno de 63.900 mil bovinos e 84 bubalinos. Na etapa anterior, o valor do frasco com 10 doses custava cerca de R$ 10.

O índice de vacinação da primeira etapa nas seis cidades foi de 96,7%. "Apesar de estarmos com o certificado internacional de zona livre da Febre Aftosa, precisamos continuar com a vacinação. É importante que o produtor compareça para declarar, pois ele também ficará impedido de transitar com o rebanho", disse o coordenador.

Os criadores que não imunizarem o seu rebanho serão autuados para que realizem à vacinação dentro de um prazo estabelecido pela Adagro e, caso não cumpram a determinação, poderão ser multados no valor de R$ 60 pela inadimplência.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir