Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2014

O Imperador voltou: Adriano é idolatrado no primeiro dia em
Ainda sem acerto com o clube francês, mas com o acordo aparentemente próximo, brasileiro é a estrela da noite e recebe carinho de torcedores e jogadores na França.
O Imperador voltou: Adriano é idolatrado no primeiro dia em
Foto: globoesporte.globo.com

O Imperador voltou. E nem precisou jogar ou marcar gols para ser aplaudido pela torcida francesa. Na verdade, isso aconteceu bem antes do início do jogo entre o Le Havre e o Avignon pela Segunda Divisão local. Enquanto dava uma volta entorno do gramado do estádio Océane, como a volta de consagração de um campeão, Adriano sentia de perto a idolatria da torcida.

Na noite desta sexta, na França, o brasileiro teve a certeza de que ainda é amado, admirado e idolatrado pelos fãs de futebol. Todos queriam uma foto, um autografo, um abraço ou um simples "oi" do Imperador. Ao final do jogo, em que o time da casa venceu por 2 a 0, Adriano desceu até o vestiário e, segundo relatos, foi recebido como um herói. Os mais jovens se enfileiram para posar para fotos com o atacante. Outros o abraçaram e mostraram toda admiração pelo ex-jogador da seleção brasileira.

Depois de passagens apagadas por Corinthians, Flamengo (não entrou em campo em 2012) e Atlético-PR, o centroavante estuda agora uma proposta do Le Havre, clube da segunda divisão francesa, da região Alto da Normandia. Não muito distante, há 70 anos, cerca de 150 mil soldados aliados desembarcaram para acabar com o nazismo. Era o fim da Segunda Guerra mundial.

Da antiga Roma à segunda Guerra Mundial, a vida do Imperador deu uma reviravolta, para muitos, ainda incompreensível. Para muitos franceses, ver Adriano próximo de um acerto com um clube da segunda divisão é difícil de entender.

- Por que é que não vai para um time pequeno italiano? O Cesena, talvez. Pelo menos jogaria a Primeira Divisão. O que ele vem fazer em um time da segundona da França? – questionou um incrédulo jornalista francês no bar do estádio.

Realidade diferente
Ser ou não ser um jogador muito acima dos padrões da Segunda Divisão é algo que Adriano ainda terá de provar em campo. O centroavante não parece nem incomodado com esse detalhe, até porque, na Normandia, há um time que o recebeu como um herói, uma cidade simpática, um presidente com ambição... O salário de € 30 mil mensais (R$ 90 mil) não é nada mau quem está desempregado há seis meses, desde que deixou o Atletico-PR.

- Pode ser que ele relance por aqui a sua carreira. Ele teve problemas com a na carreira, com álcool e depressão. Muito se falou nisso por aqui. Na França, os salários chegam no seu bolso, são seguros no final do mês, e isso não é assim em todo o lugar atualmente. Pode ser que ele queira recomeçar na Europa. Aqui todo o mundo está muito entusiasmo, mas também não entendemos muito bem a escolha de vir para cá - comentou o jornalista Clement Repellind, do Canal Plus.

Torcida Eufórica

Para os torcedores do Le Havre, que há vários anos convivem com tristes crises financeira e técnica, ter um nome como o do Imperador no clube é motivo de alegria. Por isso, a cada vez que o nome do atacante era repetido nos autofalantes do estádio, a torcida entrava em êxtase, com gritos, aplausos e coros para o brasileiro. Adriano correspondeu ao carinho de todos, foi paciente e atendeu crianças e adultos. Um afeto assim que talvez o Imperador já tivesse esquecido.

- Ele está bem, gostando muito, se sentindo bem - afirmou o empresário do brasileiro, Luiz Carlos Menezes, conhecido por Luca.

E para os torcedores, Adriano é mais do que uma jogada publicitária. A expectativa é que o Imperador ajude o Le Havre dentro de campo a conseguir o acesso à Primeira Divisão.

- É uma super boa notícia para o Le Havre. Estou contente, seria muito bom ter o Adriano aqui. Espero que ele mude a vida do Le Havre, e possamos ir à Ligue 1 no próximo ano - comentou um torcedor.

Planos claros
Christian Maillol fala como um presidente, mas na verdade ainda não é. A imprensa francesa acusa-o há várias semanas de se apresentar como o principal dirigente do clube. Ainda falta um ajuste de alguns milhares de euros para concluir a passagem de propriedade do clube francês para o milionário.

Maillol garante que tudo será resolvido em breve, a imprensa local está de pé atrás, mas o (provavelmente) futuro presidente tem um plano bem claro para Adriano. Para o dirigente francês, o ideal seria o brasileiro aceitar o projeto de ficar em Le Havre por seis meses. O Imperador teria de conviver com o frio e o rigoroso inverno da Normandia nos meses mais temidos, entre janeiro e março. E, caso o clube consiga alcançar o objetivo de subir de divisão, Maillol acredita que Adriano terá propostas de melhores times da Europa para voltar a ser um jogador de destaque.

No fundo é o que Adriano também espera. Caso contrário, o centroavante não hesitaria perante propostas milionárias dos Emirados Árabes, do Qatar ou até mesmo ofertas igualmente interessantes de um campeonato em evolução, como é o mexicano. Nesses centros, provavelmente o jogador não teria de conviver com exigências de resultados e exibições como vai ter na Europa, onde a imprensa francesa irá deslocar a Le Havre para acompanhar o jogador.

Se Adriano vai à Normandia, aos 32 anos, é porque confia na volta do Imperador de Roma que, bem antes da Segunda Guerra mundial, conquistou a Europa para si.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir