Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2014

Fotos mostram queda do nível da represa Guarapiranga em um a
Volume do reservatório caiu de 75,9% para 39,6% desde setembro de 2013. "Dá muita tristeza", diz leitor e frequentador do Yacht Clube Paulista
Fotos mostram queda do nível da represa Guarapiranga em um a
Foto: g1.globo.com

Frequentador do Yacht Club Paulista, o designer gráfico Tiago Hülle Catani Barra procurou em seu acervo pessoal uma foto da represa de Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo, tirada por ele em 1º de setembro de 2013, para comparar com o registro feito pelo mesmo ângulo, na tarde de sexta-feira (31). As imagens mostram a queda drástica do nível da represa e foram enviadas pela ferramenta colaborativa VC no G1.

"Os barcos maiores têm dificuldade de sair. Nessa rampa ainda descem barcos maiores. Em outros clubes, não conseguem descer", contou o leitor. "Dá muita tristeza. É um lugar do qual a gente gosta muito. Ver a represa baixando tanto assim é muito triste principalmente pela quantidade de lixo que a gente vê", afirmou.

Nota da Redação: Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o Sistema Guarapiranga tinha volume armazenado de 39,6% na sexta-feira. Há um ano, no mesmo dia do mês, o volume acumulado era de 75,8%.

Desde julho, o Guarapiranga, que abastece 4,9 milhões de pessoas na capital, tem a pior situação entre os três maiores sistemas de abastecimento da Grande São Paulo. Apesar de abastecer uma população quase semelhante a do Cantareira, o Guarapiranga tem capacidade bem inferior: 171 bilhões de litros contra 1 trilhão do outro sistema.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir