Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2014

"Ato heroico", diz filha de síndico morto durante a chuva no
Familiares se despediram de José Higino, no Cemitério Jardim da Paz. Vítima morreu atingida por um muro que desabou em condomínio na Serra.

Foto: g1.globo.com

Familiares, amigos e vizinhos do aposentado José Higino de Lima Filho, 46 anos, síndico que morreu após ser atingido por um muro no bairro São Diogo I, na Serra, Espírito Santo, na noite desta quinta-feira (30), se reuniram, nesta sexta-feira (31), no Cemitério Jardim da Paz para prestar as últimas homenagens. Abalada com a perda, a filha da vítima, a estudante Clara Moscoso, disse, em lágrimas, que o pai morreu tentando ajudar outras pessoas. "É o que ele fazia, sempre com gestos heroicos", orgulhou-se.

Clara é filha do primeiro casamento de José Higino. Na hora do acidente, ela estava com a mãe, no bairro Jardim da Penha, em Vitória. Parentes do síndico que moravam no Rio de Janeiro vieram para o Espírito Santo para o velório. "Não dá para acreditar em tudo isso. Não consigo expressar em palavras todo esse sofrimento. Resta apenas a dor", acrescentou a jovem Clara.

Segundo a polícia, o muro do condomínio Rio Calogi, na Rua Gonçalves Dias, caiu devido ao volume de água que escorria próximo à residência. "Ele tentou tirar a lona do muro e, ao puxar, a estrutura desabou em cima dele. José Higino era inquieto e sempre gostava de fazer algo para ajudar. E foi com essa atitude de querer ajudar a vizinhança que ele acabou morrendo", relembrou um vizinho.

A mulher da vítima ficou extremamente abalada com o acidente, sem condições de dar mais detalhes aos policiais. O casal morava em um dos apartamento do prédio.

Estrago
Um dia depois do acidente ainda era possível ver todo o estrago que a chuva causou no condomínio Rio Calogi, em São Diogo I, e as marcas do acidentes que tirou a vida de José Higino.

A administração do prédio não quis falar com a reportagem. Os vizinhos, ainda em choque com o ocorrido, preferiram não comentar nada sobre o acidente.

Uma equipe de pedreiros trabalhou no conserto do muro do condomínio, ontem, mas à tarde ainda tinha muita obra a ser feita. Toras de madeira foram colocadas no restante do muro para impedi um novo desabamento.

Chuva
Em decorrência da chuva desta quinta-feira (30), de acordo com a Defesa Civil Estadual, uma pessoa morreu; duas ficaram feridas; e 605 pessoas, sem casa devido aos alagamentos, desabamentos ou por estarem em áreas de risco. Os maiores transtornos foram registrados nos municípios de Vitória e Serra e, no interior, em Aracruz, Fundão, São Mateus e Linhares. Os maiores índices pluviométricos acumulados em 24 horas foram registrados em Novo Horizonte, no município da Serra, com 385, 24 mm, e 304,76 mm em Guaraná, no município de Aracruz. Na Serra, segundo o Incaper, em seis horas, choveu o previsto para dois meses.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir