Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2014

Dez praias de Salvador e região estão impróprias para banho;
Balanço divulgado pelo Inema indica situação neste final de semana. Órgão avaliou um total de 37 praias entre a capital e a região metropolitana
Dez praias de Salvador e região estão impróprias para banho;
Foto: g1.globo.com

Das 37 praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, 10 estão impróprias para banho neste final de semana, sábado (1º) e domingo (2).

Segundo o órgão, os banhistas devem evitar as praias de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Boa Viagem (ao lado do Forte), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Pituba (atrás do antigo Clube Português), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas de Patamares) e Buraquinho.

Conforme o Inema, nas demais praias da região metropolitana, as condições são normais. O órgão também recomenda que deve se evitar o banho de mar em tempo chuvoso.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) explica que uma praia é considerada imprópria para banho quando apresenta cerca de 2.500 coliformes termotolerantes em apenas uma análise ou quando apresentam em 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas mais de mil coliformes fecais.

No período de tempo chuvoso, segundo o Inema, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, o órgão não aconselha, em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir