Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-11-2014

UFPR divulga gabarito provisório da primeira fase do vestibu
Recursos podem ser feitos a partir das 8h30 de segunda-feira (2). Concurso teve abstenção de 11,26%, afirma universidade.
UFPR divulga gabarito provisório da primeira fase do vestibu
Foto: g1.globo.com

A Universidade Federal do Paraná divulgou, na noite deste domingo (2), o gabarito provisório do Vestibular 2015, realizado horas antes pela instituição. Nesta primeira fase, os candidatos responderam a 80 questões de conhecimentos gerais. Na segunda fase a ser realizada em dezembro, os aprovados devem fazer uma prova de redação e, em alguns cursos, de conhecimentos específicos também.

O gabarito geral pode ser conferido aqui. Porém, como as provas são diferentes, a UFPR sugere aos candidatos que façam uma consulta diretamente no site do concurso, no qual devem informar o número da inscrição e a senha.

Os candidatos que considerarem necessária alguma alteração no gabarito da prova divulgado neste domingo podem, a partir das 8h30 de segunda-feira (3), entrar com recurso junto à comissão que organiza o vestibular. Os pedidos serão aceitos até as 17h30 de terça-feira (4).

Abstenção
A primeira fase do Vestibular 2015 da UFPR registrou um índice de 11,24% de faltantes, de acordo com a instituição. Dos 57.068 inscritos, 6.417 deixaram de comparecer aos locais de prova neste domingo (2). Durante a tarde, os candidatos responderam a questões de conhecimentos gerais.

Conforme a UFPR, nenhum incidente foi registrado durante a aplicação dos exames. As provas ocorreram em 33 locais de Curitiba e também nas cidades de Matinhos, Palotina e Jandaia do Sul, onde a instituição também oferece cursos.

Os primeiros candidatos começaram a sair dos locais de prova às 15h40, uma hora e meia após o início dos exames. Em virtude do trânsito pesado na região do Centro Politécnico da UFPR, em Curitibax, a organização da prova decidiu dar mais 10 minutos para que os candidatos chegassem aos locais de provas.

Prova difícil
No bloco principal do Centro Politécnico, O advogado Rodrigo Gomes, de 25 anos, foi o primeiro a sair. Ele contou que fez a prova por hobby. Gomes se inscreveu para uma vaga no curso de geografia. "Estava bem elaborada a prova, mas bem difícil", afirmou Gomes. Outro candidato que também achou a prova difícil foi o músico André Collini, que saiu logo depois do advogado. "A prova da UFPR é sempre difícil. Essa não foi diferente", conta o jovem, que tenta uma vaga no curso de música.

Coincidência
O reitor Zaki Akel Sobrinho lamentou a coincidência de datas entre o vestibular da UFPR e o da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele alegou que os concursos caíram no mesmo dia por "conjuntura de outros eventos marcados para o dia 15, em Curitiba" — na próxima semana, também não seria possível, porque é quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado, nos dias 8 e 9 de novembro.

Quem prestou vestibular no norte do estado, porém, ainda terá a chance de entrar na UFPR por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), garante Sobrinho.

Ao todo, 57.068 mil pessoas se inscreveram para o concurso, que é o maior do estado. De acordo com o reitor, o gabarito provisório das provas será divulgado até as 21h deste domingo. O definitivo só será disponilizado depois do prazo para recursos, dia 24 de novembro, quando sai o resultado da primeira fase.

Dentre o total de candidatos, 48.793 concorrem a 4.830 vagas em 117 cursos. O curso mais concorrido desta edição é, novamente, o de Medicina – com 59,09 candidatos para cada uma das 133 vagas -, seguido de Publicidade e Propaganda, com 30,68 candidatos por vaga, e Psicologia, com 29,45 candidatos.

Outros 8.275 inscritos concorrem a 60 vagas para os dois Cursos de Formação de Oficiais (da Polícia Militar e dos Bombeiros) do Paraná, que também é realizado pela universidade. No caso da Polícia Militar, a concorrência é de 163,20 por vaga e para Bombeiros, a concorrência é de 87,35 por vaga. Veja a concorrência para os demais cursos.

Vagas
Do total de vagas, 40% (1.978) serão reservadas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas e que têm renda familiar igual, inferior ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa. Além dos que se declararem pretos, pardos e indígenas. Outros 30% (1.925) do total de vagas oferecidas no concurso 2014/2015 serão reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Próximas etapas
Os aprovados na primeira etapa farão a segunda fase do vestibular no dia 30 de novembro. Nesta data, será aplicada prova de compreensão e produção de textos, com 4h30 de duração. Para os cursos com provas específicas, as provas prosseguem no dia 1º de dezembro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir