Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-11-2014

Projeto de dez anos dá rostos a soldados desconhecidos
Exposição reúne retratos de ex-combatentes britânicos feitos ao longo de uma década no dia dedicado aos mortos em conflitos.
Projeto de dez anos dá rostos a soldados desconhecidos
Foto: g1.globo.com

Por dez anos, a cada segundo domingo de novembro entre 2002 e 2012, o fotógrafo Brian David Stevens visitou o Cenotaph, o memorial em Londres dedicado aos mortos em conflitos, para fazer uma série de retratos de veteranos de guerra.

Os trabalhos resultantes deste esforço foram reunidos na mostra They That Are Left (Eles, os que restaram, numa tradução livre do inglês), que será exposta pela primeira vez no museu Royal Armouries, na cidade de Leeds, na Inglaterra.

Todos os retratos foram feitos contra um fundo preto para dar uniformidade às imagens e um ar de fotos feitas em estúdio.
Nenhum dos retratos é acompanhado por uma legenda. É como se eles representasse um "soldado desconhecido", representando aqueles que já lutaram pelo país.

"Estes rostos não vem acompanhados por qualquer informação, insígnia ou condecoração. São apenas rostos. Não há como saber quem eram ou o que fizeram. Só nos resta olhar para eles e agradecê-los", diz o artista.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir