Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-11-2014

Reta final: um roteiro dia a dia para fazer um ótimo Enem
Muitos candidatos ficam na dúvida: é bom estudar no dia da prova? O que fazer primeiro, provas ou redação? Aqui você encontra uma sugestão de roteiro que pode ajudá-lo a otimizar o tempo e manter o foco antes e durante o Enem, que será realizado neste fim
Reta final: um roteiro dia a dia para fazer um ótimo Enem
Foto: g1.globo.com

QUARTA-FEIRA
É o dia mais indicado para fazer o último simulado. Escolha uma das provas anteriores ou o simulado sugerido pelo G1.
A sugestão é fazer as provas de Linguagens, Matemática e Redação, com um tema criado por você, num tempo de 5h30.

Faça como se fosse no dia: comece exatamente às 13h e calcule bem o tempo para cada questão. Não interrompa o trabalho. Use uma caneta igual à que usará no Enem. Tenha à mão o seu lanche. Não faça consultas, simplesmente trabalhe para se habituar à situação, assim ela lhe parecerá mais familiar e natural.

QUINTA-FEIRA
Confira os gabaritos das provas que você realizou. Escolha alguns temas em que você perceba que pode melhorar e priorize estes. Leia seus resumos mais importantes. Não dedique mais do que algumas horas.

Se possível, peça ao seu professor de redação que dê uma olhada no seu texto e receba dele algumas dicas finais para aprimorar o estilo.

Monte a estratégia de como fará as provas: por onde começar no sábado e no domingo e quanto tempo dedicar, no máximo, a cada prova.

Comece a descansar a mente e o corpo. O Enem é também uma prova de resistência, e você precisa chegar no dia com seu potencial máximo.

SEXTA-FEIRA
Prepare os materiais que levará para a prova: caneta, documentos, etc.

Não estude mais nada, a não ser que você precise disso para se sentir seguro.

O ideal é dormir, manter-se relaxado, assistir a um dos filmes que podem ajudar a relacionar temas da prova ou simplesmente a uma comédia leve.

Confira o trajeto até o local da prova.

Se sair com os amigos, não beba álcool e durma cedo.


SÁBADO
Acorde mais tarde, mas com tempo suficiente para seguir a programação que planejou. Se possível faça uma atividade física de baixo impacto, para arejar a cabeça e reduzir o estresse.

Somente olhe resumos das matérias se achar que isso irá acalmá-lo. Caso contrário, prefira tomar um café da manhã reforçado, conferir seus materiais, preparar seu lanche.

Não coma alimentos que não está habituado só para ficar "energizado". Alimente-se da maneira que sempre faz, para não correr o risco de passar mal.

Para a hora da prova (ciências humanas e ciências da natureza), você já deverá ter decidido por qual área começar: ciências humanas ou ciências da natureza. Escolha aquela com a qual se sente mais confortável. Responda primeiro as questões que considerar mais fáceis.

Você pode escolher outra estratégia, mas é importante que, ao abrir o caderno de provas, já tenha um planejamento traçado.

Depois da prova, não fique checando exaustivamente as respostas na internet nem se martirizando com possíveis erros nas redes sociais.

Você trabalhou quatro horas e meia: recupere a energia para o dia seguinte. Durma cedo e alimente-se de maneira adequada.

DOMINGO
De manhã, siga uma rotina semelhante à do sábado. Lembre-se de checar os materiais e documentos.

Na prova (redação, linguagens e matemática), a sugestão é que você comece lendo os textos da prova de Linguagens e, na sequência, faça o rascunho da redação. Os textos podem inspirá-lo e aquecer a sua mente para que sua dissertação flua melhor.

Depois faça as provas de Linguagens e de Matemática, na ordem que tiver definido.

Por fim releia a redação e passe a limpo, fazendo melhorias.

DURANTE AS PROVAS:

– Mantenha seu corpo hidratado, bebendo água ao longo da tarde.

– Não trabalhe direto: depois de responder a várias questões, relaxe um pouco, feche os olhos por alguns instantes, respire fundo, faça algum exercício de relaxamento de mãos, pés, braços, pescoço.

– Se algumas questões parecerem muito difíceis, não se desespere. A nota do Enem é calculada pela Teoria de Resposta ao Item. Logo, o fato de você errar certas perguntas não significa necessariamente que se sairá mal. Sua pontuação será calculada levando em conta o nível de dificuldade das questões e a relação entre os erros e acertos, tanto gerais, como seus. Assim, não é hora de esquentar a cabeça! Percebeu que vai errar uma questão? Paciência, bola para a frente: acertará muitas outras.

– Mantenha a tranquilidade: o Enem não é a decisão final sobre sua carreira nem sua vida. Pense positivo, veja este final de semana como início de um caminho promissor. Pode ser a sua oportunidade de mudar de vida, encontrar a sua profissão, dedicar-se a algo apaixonante, estudar fora. Faça as provas com o sentimento de que este processo lhe trará muitas coisas boas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir