Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-11-2014

Prédio é construído com garrafas PET em Petrolina, PE
São utilizadas mais de 200 mil garrafas que iriam parar no lixo. Imóvel tem 1.500 m² de área, 5 pavimentos e 8 apartamentos.
Prédio é construído com garrafas PET em Petrolina, PE
Foto: g1.globo.com

Um prédio está sendo construído com garrafas PET no lugar dos tijolos e os blocos de cerâmica em Petrolina, no Sertão pernambucano. O imóvel ecologicamente correto é localizado no bairro Cohab VI, na Zona Oeste da cidade.

Para erguer a estrutura estão sendo utilizadas mais de 200 mil garrafas PET que iriam parar no lixo. São 1.500 m² de área, com cinco pavimentos, 16 metros de altura e oito apartamentos. As garrafas estão presentes nas paredes, teto, laje e até no piso. A ideia é do proprietário do edifício, o médico George Cavalcanti.

"Eu sempre tinha a curiosidade de ver as coisas sustentáveis. E me chegou aos ouvidos que um técnico em edificações no Rio Grande do Norte bolou essa ideia maravilhosa. A gente trouxe ele, que deu o pontapé inicial", relatou o proprietário do edifício.

A obra foi aprovada por engenheiros civis que garantem a segurança e as vantagens no uso desse material. "Uma vantagem é quanto ao carregamento da obra diminuído, já que a garrafa PET tem um peso bem menor do que o bloco cerâmico. Outra vantagem é o isolamento térmico.
Aqui no Vale do São Francisco por exemplo a gente tem altas temperaturas e como a condutibilidade térmica da garrafa é menor do que a do tijolo ou bloco cerâmico, ela transmite menos calor da parte externa da obra para a edificação. Porém o maior ganho é que a gente tem é no ponto de vista ambiental", explicou o engenheiro civil e professor,

Sérgio Luís de Oliveira.
Esta não é a primeira obra do tipo idealizada pelo médico de Petrolina. Há dois anos ele construiu casas que ficam no bairro Vila dos Ingás, na área central da cidade


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir