Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-11-2014

Polícia desarticula quadrilha de roubo de carros e tráfico
Mais de 50 mandados de busca e prisão são cumpridos em oito cidades. Condenado a 205 anos comandava o grupo de dentro de presídio.
Polícia desarticula quadrilha de roubo de carros e tráfico
Foto: g1.globo.com

Pelo menos 150 policiais civis cumprem na manhã desta quinta-feira (6) 50 mandados (21 prisão temporária e 29 de busca e apreensão) em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul. A operação desarticula uma quadrilha especializada em roubo de carros e cargas, clonagem de veículos e tráfico de drogas e armas, além da utilização e comercialização de explosivos usados em assaltos.

Oito pessoas foram presas durante as investigações e mais oito nesta quinta-feira (6), totalizando 16 suspeitos presos até o momento. Segundo a Polícia Civil, cerca de 80 pessoas com participação no esquema já foram identificadas.

Uma delas é José Carlos dos Santos, o Seco, um dos principais assaltantes de bancos e carros-fortes, que comandava os crimes de dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Mais de 70 horas de escutas colaboraram na operação.

Condenado a 205 anos de prisão, Seco passava orientações aos comparsas e coordenava as ações de dentro do presídio. Buscas foram feitas na cela dele. Ele foi levado ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para prestar depoimento.

Segundo a polícia, Seco virou um consultor para o crime organizado. Ele repassava informações sobre o uso de explosivos e era o intermediário entre quem queria comprar os artefatos e quem fornecia. Também coordenava o roubo dos carros e caminhões que eram trocados por armas e drogas no Paraguai. Durante a apuração, em uma escuta telefônica autorizada pela justiça, Seco conversa com outro bandido sobre a compra de cordéis, componentes explosivos usados para a denotação. Na conversa eles chamam os cordéis de "cordinhas".

As buscas são realizadas em Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Charqueadas, Farroupilha e Santa Maria. Durante um ano de investigação, os policias descobriram que os carros roubados na Região Metropolitana eram enviados para os estados de Santa Catarina e Paraná e também para o Paraguai.

"Nós estamos dando cabo, no dia de hoje, da quadrilha mais organizada e violenta no que se refere a furto a carro, roubo a carro e até mesmo de roubo a banco e outros crimes graves, como o tráfico de drogas. Seja pelos crimes por eles praticados, seja pelos integrantes, todos eles expoentes no mundo do crime, conhecidos pelas suas ações criminosas altamente violentas e ousadas", comentou o delegado Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Porto Alegre.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir