Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-11-2014

transexual morta, aplicou silicone sozinha
Aplica��o foi feita nas n�degas; transexual morreu no hospital segunda (3). Amigo registrou Boletim de Ocorr�ncia (B.O), e pol�cia vai investigar o caso.
transexual morta, aplicou silicone sozinha
Foto: g1.globo.com

A transexual de 31 anos, que morreu na segunda-feira (3) em um hospital de Curitiba, injetou em si mesma silicone nas n�degas, segundo a Pol�cia Civil. Um amigo de Bruna Dutra registou um Boletim de Ocorr�ncia na ter�a-feira (4), relatando o ocorrido. O caso ser� investigado pela Delegacia de Prote��o � Pessoa. Inicialmente, n�o houve participa��o ou omiss�o de nenhuma cl�nica especializada.

A m�e de Bruna, Maria Cordeiro, � de Bel�m e foi a Curitiba visitar a filha, que morava na capital paranaense havia oito anos. Ela n�o sabia da aplica��o. "Eu vim para visitar e agora vou voltar s� com as cinzas dela", lamentou. Cordeiro contou ainda que j� havia pedido para que a filha parasse com os implantes. Bruna foi ao hospital ap�s passar mal.


A pol�cia n�o soube dizer se o amigo que registrou o Boletim de Ocorr�ncia estava presente no momento em que Bruna fez a aplica��o. Isso e as demais circust�ncias da morte ser�o apurados pelo delegado Jaime da Luz. A pol�cia tamb�m n�o soube dizer exatamente qual a subst�ncia utilizada por Bruna. O corpo passar� por exames no Instituto M�dico-Legal (IML).

Riscos
A pessoa que se submete a aplica��es de subst�ncias como silicone industrial tem a sa�de exposta a uma s�rie de complica��es. O presidente da regional paranaense da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pl�stica, Marco Aur�lio Gamboirgi, explica que aqueles que n�o t�m complica��o imediata sofrer�o os efeitos a m�dio ou longo prazo.

"� inevit�vel e n�o tem tratamento. Voc� tem medidas paliativas, como injetar corticoide naquela regi�o. Se voc� tiver feito isso na mama, voc� ainda tem o recurso de fazer uma mastectomia e eventualmente uma reconstru��o. Mas imagine o tamanho da complica��o que voc� vai ter porque injetou uma subst�ncia dessas", alertou o cirurgi�o.

O m�dico cita que silicone l�quido e injet�vel foi proscrito da medicina h� 30 anos. De acordo com Gamboirgi, a subst�ncia pode se deslocar para locais indesejados e, no caso do silicone industrial, o organismo reage tentando eliminar a subst�ncia. "Isso causa infec��o, rea��o inflamat�ria, isso drena como se fosse um abscesso (ac�mulo de pus). S�o complica��es grav�ssimas que adv�m dessa quest�o do silicone".

Marco Aur�lio Gamboirgi recomenda sempre a procura por um profissional habilitado para evitar trag�dias como a vivida pela fam�lia de Bruna. "As pessoas devem procurar profissionais como cirurgi�es pl�sticos, dermatologistas porque t�m forma��o e sabem o que � prejudicial. Eles jamais v�o injetar um silicone l�quido em um paciente, jamais. S�o m�dicos, t�m �tica e responsabilidade".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir