Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-11-2014

No primeiro dia do mês sem chuva, nível do Cantareira cai a
Represas tiveram melhor sequência de chuvas em seis dias desde abril. Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga também tiveram queda em nível.
No primeiro dia do mês sem chuva, nível do Cantareira cai a
Foto: g1.globo.com

O Sistema Cantareira, que passava por sua melhor sequência de chuvas desde o mês de abril, não registrou precipitações nesta quinta-feira (6) e voltou a ter queda no nível de seus reservatórios nesta sexta-feira (7). O índice é de 11,6% segundo medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Durante os cinco primeiros dias de novembro mais o dia 31 de outubro, a chuva foi de 54,7 milímetros na região do sistema. A sequência de forte precipitação, porém, não foi suficiente para impedir as constantes quedas no nível. Apenas no dia 4 o nível se manteve estável. No resto do mês até agora, o índice só caiu.

Um acumulado nessa intensidade não acontecia neste período desde abril. Na época, choveu 62,8 milímetros dos dias 11 a 16. Nesses seis dias, o nível acumulado subiu de 12,2%, registrado no dia 11, para 12,3%, no dia 16. A sequência de chuvas de novembro, porém, não foi suficiente para fazer o índice aumentar. Em 1º de novembro estava em 12,2% e, no dia 6, em 11,7%.

Em abril ainda não era considerada nenhuma das duas cotas do volume morto do Cantareira. Agora, em novembro, são usadas na medição da Sabesp duas: uma de 18,5 pontos percentuais e a segunda, que ainda não começou a ser utilizada, de 10,7 pontos. Sem o segundo volume morto, o índice estaria em 0,9%.

Alto Tietê e Guarapiranga
Os níveis de Alto Tietê e Guarapiranga também caíram 0,1 ponto percentual cada nesta sexta-feira (7), segundo a Sabesp.

No Alto Tietê, a chuva de 0,5 milímetros não foi suficiente para que o índice baixasse de 8,6% para 8,5%. Já no Sistema Guarapiranga, onde não foi registrada chuva, a queda foi de 37,1% para 37%.

Veja a situação em outros sistemas:
- No Alto Cotia, o nível se manteve em 30,2%;
- No Rio Grande, caiu de 67,6% para 67,5%;
- O sistema Rio Claro aumentou de 40,3% para 40,5%.

Esgoto tratado
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou na quarta (5) que vai construir uma Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR) na Zona Sul de São Paulo, para gerar dois metros cúbicos de água por segundo no abastecimento da represa de Guarapiranga. A obra deve ser entregue em dezembro de 2015.

Segundo o governador, o esgoto será captado na altura da Ponte Transamérica de um emissário que passa margeando o Rio Pinheiros e que hoje vai para a Estação de Tratamento de Barueri. O esgoto será enviado então para essa EPAR, que ficará perto do Autódromo de Interlagos.

"Vamos gerar nessa EPAR dois metros cúbicos por segundo de água de reuso, que tem duplo tratamento. Trata o esgoto e trata novamente para poder se utilizar. Dessa estação EPAR você faz uma adutora e joga água dentro da Guarapiranga. Esse é o grande caminho das grandes metrópoles. Cada ter mais água de reuso ", disse Alckmin.

"Esses dois metros que nós estamos tirando a mais do Guarapiranga serão compensados pela água de reuso", afirmou o governador. Desde julho, o sistema abastece 4,9 milhões de pessoas na capital e foi uma alternativa encontrada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para diminuir a sobrecarga do Sistema Cantareira durante a crise hídrica.

A Sabesp informou em nota que "tanto a água de reuso devolvida ao manancial quanto a água potável distribuída à população obedecem à legislação existente, de modo a garantir a preservação do meio ambiente e a saúde pública."

Segundo a Sabesp, primeiro será feito o tratamento do esgoto, cujo produto final é um líquido já despoluído, dentro das normas brasileiras. Depois será realizado o tratamento normal, dado a toda água distribuída.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir