Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-11-2014

Jovem tenta a 10 anos vaga pra medicina

Jovem tenta a 10 anos vaga pra medicina
Foto: g1.globo.com

Todas as noites, a jovem Larissa Chini, de 27 anos, percorre bares e restaurantes de Ribeir�o Preto (SP) para vender doces. A renda do trabalho di�rio tem um �nico prop�sito: custear os dois cursinhos pr�-vestibular em que a estudante est� matriculada e pagar as inscri��es das provas nas universidades. O esfor�o, somado a ao menos oito horas di�rias de estudo, � o pre�o para a realiza��o do sonho da jovem, que h� 10 anos tenta uma vaga para cursar medicina. "Meu sonho � meu combust�vel. N�o paro enquanto n�o passar", afirma.

Neste s�bado (8) e domingo (9), Larissa encara o Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) com a esperan�a de conseguir a t�o sonhada vaga em uma das universidades p�blicas que utilizam a prova em seus vestibulares. "Minha prioridade � a universidade p�blica. Por isso me preparei bastante para o Enem", diz.


Matriculada desde maio em um cursinho pr�-vestibular tradicional e outro espec�fico para reda��o e l�ngua portuguesa, Larissa costumava estudar diariamente das 7h �s 21h. Em julho, no entanto, se viu obrigada a diminuir as horas de estudo. "Eu n�o tinha dinheiro para pagar as inscri��es dos vestibulares e os R$ 1,7 mil que gasto mensalmente nos cursinhos. Ent�o passei a estudar de manh� e � tarde. � noite eu saio e vendo doces que fa�o com minha m�e para arrecadar dinheiro", conta.

Os bombons de morango e a palha italiana s�o vendidos a R$ 3 cada. Larissa s� volta para casa depois que ela e a m�e conseguem vender todos os doces. O descanso vem s� aos s�bados durante o dia, quando Larissa reserva um tempo para passar com o namorado. "No domingo pela manh� tento estudar o que faltou durante a semana. Se tenho tempo, ainda saio nas tardes de domingo para continuar vendendo o doce. De certa forma, vender os doces me ajudou um pouco a me desligar do estresse dos estudos. Tem gente que joga futebol, tem gente que dan�a. Eu trabalho", diz.

Larissa diz que o foco de sua prepara��o para o Enem est� nas disciplinas em que a jovem tem mais dificuldade. "N�o tenho muita afinidade com a �rea de exatas. Ent�o tento fazer o m�ximo de exerc�cios poss�vel, al�m de me reunir com amigos para estudar e tirar d�vidas", explica.

Para a estudante, o principal desafio do Enem est� na quantidade de quest�es e no tempo para a realiza��o da prova. "O mais dif�cil � controlar o tempo e seguir com calma para conseguir resolver todas as quest�es. � uma prova extensa e cansativa. Tomo um ch� antes de ir para a prova para ficar mais calma e n�o me esque�o de levar bastante �gua e barrinhas de cereal. N�o � f�cil, mas � preciso encarar com tranquilidade para conseguir um bom resultado", diz.


O fato de estar h� uma d�cada lutando para cursar medicina n�o intimida Larissa. A estudante conta que recebe muitas cr�ticas por insistir na tentativa, mas garante que n�o vai desistir do sonho. "Sempre quis medicina. At� pensei algumas vezes em prestar outro curso, mas eu n�o me sentiria realizada.Tem muita gente perto de mim que me motiva, assim como outras que falam mal. Mas acredito que se voc� tem um sonho, tem que correr para realiz�-lo. As pessoas n�o podem ter medo de arriscar. Independente do tempo que demore, voc� deve buscar aquilo que te faz feliz. E tenho certeza que minha felicidade est� na medicina", conclui.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir