Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-11-2014

Estudantes percorrem mais de 100 km para fazer o Enem no Pia
Maior parte dos candidatos deixou o município um dia antes da prova. Estudantes percorrem estrada de chão em motos e vans.
Estudantes percorrem mais de 100 km para fazer o Enem no Pia
Foto: g1.globo.com

Antes de ter que enfrentar a maratona de provas deste final de semana, dezenas de estudantes de um município do Piauí também precisam percorrer longas distâncias para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos são do município de Dom Inocêncio, distante 615 km de Teresina, no semiárido do estado. Sem nenhum local de aplicação das provas na pequena cidade, os estudantes são obrigados a percorrer 104 km até São Raimundo Nonato, onde farão o exame distribuídos em doze instituições de ensino.

Para dificultar a vida dos candidatos, a maior parte do percurso é feita em uma estrada de terra, o que prolonga ainda mais a duração da viagem. Dos 104 km entre uma cidade e outra, mais de 60 km não possuem asfalto. Devido à distância, boa parte dos estudantes deixou o município ainda nessa sexta-feira (7), pois as vans que fazem o transporte de passageiros até São Raimundo Nonato não circulam nos fins de semana. Para não correr o risco de perderem as provas, muitos candidatos garantiram as vagas nas lotações já no início da semana.

Entre os estudantes que terão que se deslocar tantos quilômetros está a jovem Manuela Marques, 19 anos. Ela fará a prova na Escola Estadual Maria de Castro Ribeiro e diz que seria melhor se não fosse preciso viajar para fazer o Enem. "Com certeza seria bem melhor. Lá eu ficarei na casa de parentes durante o final de semana das provas", contou a estudante. Manuela estuda na escola estadual Maria de Oliveira Rodrigues, na zona urbana de Dom Inocêncio.

Outra estudante do município que também saiu de casa logo nesta sexta-feira foi Ariane Oliveira, de 17 anos. A jovem resolveu viajar mais de 24 horas antes da abertura dos portões. Ela recebeu o cartão de confirmação do Enem no dia 3 e vê a necessidade do deslocamento como uma desvantagem. "Se fosse mais perto seria melhor, porque eu não precisaria me deslocar para outra cidade", falou. Apesar da situação, ela minimiza o transtorno dizendo que a ansiedade seria a mesma caso a prova fosse aplicada em Dom Inocêncio. "Mas no sentido de diminuir a ansiedade, não diminuiria", encerrou.

De acordo com Maria do Socorro Nunes, diretora adjunta da Escola Maria de Oliveira de Rodrigues, mais de 40 estudantes da unidade farão o exame. Ela estima que, se somados o número de estudantes dos anexos da escola situados na zona rural e aqueles que já concluíram o ensino médio em anos anteriores, o total de candidatos do município de Dom Inocêncio inscritos no Enem deve passar dos 60. Além das vans, a diretora afirma que muitos alunos fizeram a viagem de moto até São Raimundo Nonato.

Segundo Edvarde Dias, que trabalha com o transporte de passageiros entre os dois municípios, foi colocada uma van a mais na tarde dessa sexta-feira para atender a demanda dos estudantes. "Pelo menos dois carros estão certos que vão, quase todos com passageiros para fazer o Enem", disse. O transporte de passageiros entre as cidades é feito em dois horários, um durante a madrugada e outro no período da tarde. Pela viagem, os estudantes desembolsam o valor de R$ 35,00.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir