Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

"Estou pensando em não ir no 2º dia", diz jovem que teve car
Caso ocorreu no Bairro Jardim Primavera, em Rio Branco. PM do AC chegou a anunciar que 150 policiais fariam segurança do Enem.

Foto: g1.globo.com

Ao menos seis ocorrências de arrombamento de veículos, objetos e o furto de uma moto foram registradas na Delegacia da 4ª Regional, em Rio Branco. A candidata Ariana Costa, de 26 anos, que tenta uma vaga no curso de direito, disse que está pensando em não ir no segundo dia, depois de ter tido o carro arrombado e os objetos furtados. Ela fez a prova na Universidade da Amazônia Ocidental (Faao), localizada no Bairro Jardim Primavera, em Rio Branco.

"Cheguei e tentei estacionar na Faao, eles disseram que o estacionamento não estava disponível para quem ia fazer o Enem. Então, estacionei no local mais próximo que encontrei, na Rua das Rosas, que fica ao lado da universidade, mas não deu muito certo", reclama.

A candidata conta que depois que acabou a prova, por volta das 12h30 (horário local), se deparou com o vidro do seu veículo quebrado.

"Quando cheguei, os vizinhos estavam me aguardando, porque eles tinham guardado minha bolsa. Disseram que um policial tinha ido ao local, mas já tinha ido embora. Os vizinhos ficaram esperando eu voltar e guardaram a minha bolsa. Os bandidos levaram tudo", reclama.

Ariana diz que ligou para a polícia e foi informada que uma viatura já havia ido ao local e que não tinha mais nada a ser feito.

"Mandaram eu ir fazer um boletim de ocorrência e foi só isso. Liguei para a polícia duas vezes, disseram que iam vir, depois disseram que não vinham, porque não havia mais nada o que fazer. Roubaram todo o meu dinheiro, estou pensando em nem vir fazer a prova no segundo dia, porque todo o dinheiro que eu tinha para vir de outra forma eles levaram", finalizou.

Procurado pelo G1, o diretor Operacional de Segurança da Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp) Alberto Paixão garante que após o diagnóstico dos locais onde houve o maior número de ocorrências, o patrulhamento vai ser reforçado para o segundo dia de provas, que ocorre neste domingo (9).

Esquema de Segurança
A Polícia Militar do Acre anunciou, em coletiva, na sexta-feira (31), que 150 policiais estariam envolvidos para garantir a segurança nos dias do exame, tanto no transporte dos malotes como no policiamento ostensivo. Apenas em Rio Branco seriam 60 homens.

Sobre o Enem
Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorre em dois dias seguidos. No sábado, dia 8 de novembro, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 10 às 14h30 (13h às 17h30 horário de Brasília). A exceção nesse dia é para os candidatos sabatistas, aqueles que por questões religiosas guardam o sábado. Para eles, o exame começará apenas às 19h (23h horário de Brasília).

No domingo, dia 9 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre às 10h e às 15h30 (13h às 18h30 horário de Brasília).

Ainda no primeiro dia de prova, a partir das 12h (14h no horário de Brasília), o candidato poderá deixar o local de prova sem o caderno de questões e a partir das 14h (17h horário de Brasília) com o caderno de provas. Já no segundo dia, o candidato poderá deixar o local de prova a partir de 12h (15h horário de Brasília) sem o caderno de questões e às 15h (18h horário de Brasília) com o caderno de questões.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir