Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

"Nada mais atual que MMA", diz Junior Cigano sobre questão d
Pergunta da prova tratava sobre mudanças no esporte nos últimos anos. Exame terminou neste domingo com linguagens, matemática e redação

Foto: g1.globo.com

O lutador de MMA Junior "Cigano" dos Santos disse que achou apropriado a prova deste domingo (9) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ter uma questão sobre o esporte que pratica, já que é um tema moderno. "Eu acho bem legal. Tem que tratar de temas atuais na prova, e não tem nada mais atual que MMA, que tem crescido muito no mundo inteiro", disse ao G1.

A questão da prova de linguagens afirmava que a modalidade era conhecida como "uma espécie de vale-tudo", mas que passou por modificações, com "regras e acompanhamento médico obrigatório para que o espore apague o estigma negativo". O enunciado também citava o UFC (Ultimate Fighting Championship), "o maior evento de Artes Marciais Mistas do planeta".

Cigano afirmou que a utilização de esportes e temas mais populares nas provas pode acrescentar muito aos exames. "O esporte é uma realidade na vida das pessoas, até mesmo de quem não está diretamente envolvido. Deve ter sido uma supresa ver a questão, mas a maioria dos candidatos deve ter gostado", diz. Ele afirma que é positivo também para o MMA. "É interessante para o MMA ter esse espaço na prova, pois havia muito preconceito. Mas quanto mais as pessoas conhecem o esporte, mais se apaixonam."

Sobre o enunciado da questão, Cigano comentou que, de fato, a mudança no MMA foi grande. "Quando foi criado, valia um pouco de tudo mesmo, com muitos golpes traumáticos. Hoje, priorizam a saúde dos atleas. É um esporte de contato, mas melhorou muito e os acidentes diminuíram", afirmou. Por isso, questionado pelo G1, ele escolheu a opção "e)" da prova cinza (imagem ao lado) do Enem, que diz que "as transformações do MMA visam delimitar a violência das lutas, preservando a integridade dos atletas e enquadrando a modalidade do formato do esporte de espetáculo".

Caiu no Enem
O segundo e último dia de provas do Enem trouxe questões sobre música popular brasileira, uma delas com "Óia Eu Aqui de Novo" que ficou famosa na voz de Luiz Gonzaga, cartoon inspirado em um quadro de Pablo Picasso e pergunta de inglês sobre música de Bob Dylan. A prova cobrou conhecimentos em matemática, linguagens, além da redação cujo o tema foi "Publicidade infantil em questão no Brasil."

Em linguagens, apareceu uma questão que perguntava qual o estilo de música brasileira que utiliza os instrumentos cavaquinho e violão, e outra que dizia que muitos jovens da periferia gostam de funk e gospel e que o Brasil não é mais o país só da bossa nova.

Uma ilustração do cartunista Carlos Henrique Iotti, publicada no jornal Zero Hora, inspirada no quadro "Guernica" do pintor Pablo Picasso também esteve na prova do Enem 2014. A ilustração faz uma alusão aos problemas de congestionamento no trânsito. A imagem mostra um carro "dizendo": "O trânsito no feriado é um quadro dramático". Os candidatos tinham que entender polissemia responder sobre a intertextualidade da obra.

Também houve uma questão sobre a obra "Bicho de bolso" da artista plástica brasileira Lygia Clark. O candiato deveria responder sobre a função da arte neoconreta.

Entre as questões de inglês, que integram linguagens, os candidatos que optaram por este idioma, encontraram uma pergunta baseada na música "Masters of War", de Bob Dylan. Em espanhol, caiu questões de interpretação do poema "El robo" da escritora uruguaia Circe Maia e do discurso do escritor peruano Mario Vargas Llosa.

Em literatura, caíram perguntas sobre clássicos de autores como Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Manuel Bandeira. O estilo de linguagem das crônicas também foi abordado. Uma das crônicas apresentadas foi "A história mais ou menos" de Luis Fernando Veríssimo.

Números no cotidiano
A prova cobrou conhecimento sobre matemática em questões com enunciados que abordavam situações do cotidiano, como economia de energia elétrica, água e doação de sangue.

Em uma das perguntas o candidato teve que interpretar uma tabela que mostra a relação de doadores de sangue por habitantes em cada região do Brasil e a média nacional. O objetivo era dizer quais regiões precisavam de uma campanha para a doação de sangue.

Ainda nas questões relacionadas ao cotidiano, uma delas abordou a velocidade no trânsito. O candidato tinha de "ajudar" a CET - Companhia de Engenharia de Tráfego sobre a colocação de uma placa de velocidade média para um trecho entre radares, baseando-se da distância entre os equipamentos e no tempo de deslocamento indicado pela CET.

Outra pergunta de matemática falava sobre a forma como os incas registravam quantidades, um sistema de cordas e nós, chamados de "quipus". Dependendo da posição dos nós, era possível saber qual número estava indicado. O candidato teve que interpretar um desenho de cordas e nós e indicar o número correspondente.

Redação
Para embasar o tema da relação, a prova trouxe como coletânea o trecho de uma resolução, outro de um livro e um mapa mundi. A resolução é da Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que define os abusos na publicidade infantil. O mapa mundi, publicado na Folha de S. Paulo, mostra em quais países a propaganda foi proibida ou regulada. Ainda havia um pequeno trecho de um livro que dizia que a criança, desde cedo, tinha de ser preparada para se tornar um futuro consumidor.

Com base neste material, o candidato tinha de escrever uma redação abordando a realidade brasileira e respeitando os direitos humanos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir