Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Alunos do Enem no CE esperavam atualidades como tema da reda
Após duas horas, candidatos já podem sair; prova vai até 17h30. Cerca de 600 mil pessoas estão aptas a fazer o Enem no Ceará, diz MEC.
Alunos do Enem no CE esperavam atualidades como tema da reda
Foto: g1.globo.com

O tema da redação da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é objeto de divergência entre o mercado publicitário e entidades de defesa dos direitos da criança. Em Fortaleza, candidatos do Enem ouvidos pelo G1 criticaram a escolha e dizem que esperavam um tema mais atual, como casos de ebola.

Logo após o fechamento dos portões dos locais de prova, neste domingo (9), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza as provas, informou, por meio do Twitter, o tema da redação: "Publicidade infantil em questão no Brasil".

O estudante Júlio Thiago, 18 anos, não gostou da prova de redação do Enem. Ele esperava um tema mais atual. "Não gostei do tema. Eu particularmente acredito, eu e os outros alunos, esperávamos algo atual. Fiquei confuso e demorei muito para desenvolver o texto", disse.

Outro que não escondeu a decepção com o tema da redação foi o estudante Henrique Wesley, 23 anos. Para ele, o tema de publicidade infantil foi "decepcionante" e esperava temas como política ou ebola. "Nas aulas preparatórias os professores nos prepararam para escrever sobre temas atuais. Como política nacional e internacional como também o ebola. Não gostei. Escrevi, mas não ficou legal".

O estudante Jonathan Fonteles, 20 anos, que se prepara para o curso de educação física, disse que o tema da redação surpreendeu muita gente, mas deu para desenvolver o texto. "O tema foi fraco e sem criatividade. Esperava algo mais criativo. Todavia deu para escrever e vou me dar bem", afirmou confiante.

Apesar do tema da redação ter frustrado boa parte dos estudantes que fizeram a prova do Enem, houve quem gostou. Jenifer de Sousa, 18 anos, disse que adorou a redação. "Foi ótima. Adorei o tema e não vi problemas em escrever sobre publicidade infantil. A prova em si foi excelente e superou todas as minhas expectativas".

Ítalo Emanuel, 19, afirmou que esperava um tema atual, mas não ficou decepcionado. "O tema é bom e diferente. Fugiu um pouco do que todos esperavam e isso eu aprovei. Publicidade infantil é um tema que exigiu muito da criatividade do aluno".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir