Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

No Recife, tema da redação surpreende e divide opiniões Cand
Candidatos tiveram que dissertar sobre a publicidade infantil. Estudante acha que textos de apoio não ajudaram a esclarecer o tema.
No Recife, tema da redação surpreende e divide opiniões Cand
Foto: g1.globo.com

O tema da redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (9) surpreendeu muitos candidatos no Recife. O assunto "Publicidade infantil em questão no Brasil" dividiu opiniões. O estudante Gustavo Queiroz, de 17 anos, foi um dos primeiros a deixar o prédio da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na área central da capital. Ele esperava outro tema, mas não se decepcionou. "Gostei bastante, escrevi bem, mas demorei fazendo o rascunho", diz.

Jaciele Ferreira, 17, tenta uma vaga no curso de direito e também aprovou a redação. "Gostei do tema, apesar de pensar que seria sobre drogas. Só achei que o espaço no rascunho era pouco, pois tinha que ser dividido para a redação e para a prova de matemática", afirma.

Iza Torres, 22, e Ivete Fernandes, 48, fizeram prova na mesma sala e ambas concordaram que o tema foi totalmente inesperado. "A redação foi mais ou menos, não era o que eu esperava. Pensava que seria algo sobre o lixo, por causa das polêmicas que vêm acontecendo. Fiquei muito surpresa", declara Iza

Um grupo de quatro amigos discutia o tema após sair do local de prova. "Pensava que ia ser mais difícil, o tema foi razoável e achei a prova de ontem mais fácil, porque não teve matemática", alega Darlan de Lima.

Para Gustavo Lima, os textos de apoio não ajudaram para entender o tema. "Os três textos falavam de questões mundiais e o tema era sobre o Brasil. Achei a redação deste ano bem pior que a do ano passado", ressalta. O amigo Helmiton Júnior também reclama. "Não gostei, o tema não tinha nada a ver com o que a gente esperava", reclama. O único qe discordou sobre a dificuldade do tema foi Breno Luiz Ferreira, que, com 14 anos, fez a prova por experiência. "Achei que não foi esse bicho de sete cabeças. Foi inesperado, mas achei legal e eu sabia falar sobre isso", garante.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir