Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Candidatos farão Enem em nova data após falta de luz em esco
Problema no fornecimento de energia prejudicou candidatos ao exame. Escola fica na Zona Oeste da capital; aluno chegou a passar mal.
Candidatos farão Enem em nova data após falta de luz em esco
Foto: g1.globo.com

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que deveriam fazer a avaliação na Escola Estadual Eldah Bitton, na Zona Oeste de Manaus, neste domingo (9), terão as provas reaplicadas. A falta de energia elétrica no local prejudicou os presentes e atrasou o início da prova. Um dos candidatos chegou a passar mal enquanto esperava o exame.

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos que se sentiram prejudicados puderam solicitar a reaplicação do exame. Os procedimentos para a solicitação não foram divulgados à imprensa, mas, segundo Inep, foram repassados aos candidatos. A nova data também não foi divulgada.

A falta de energia na escola Eldah Bitton fez com que o exame iniciasse com atraso de mais de uma hora. Durante a tarde o abastecimento de energia voltou a oscilar.

De acordo com a coordenadora da escola, Ione Bezerra, 3.200 candidatos fazem o Enem em 37 salas da Eldah Bitton. A luz elétrica caiu às 10h35. "Os portões foram abertos, eles entraram mas ficarão só no pátio até que a luz volte. Fomos orientados a acionar a Eletrobras, que estava tentando ajeitar outra escola que também está sem luz, mas eles falaram que vem para cá em seguida", disse a coordenadora antes do início do exame.

Um candidato não havia se alimentado e passou mal enquanto aguardava no pátio, antes da liberação do início da prova. Segundo a coordenadora, também foi providenciada comida para o homem. O G1 também flagrou uma candidata que desistiu de esperar e pediu para sair da escola. Ela deixou o local em um carro e não quis falar com a reportagem.

Exame
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 184.864 pessoas estão inscritas para realizar a prova no Amazonas. O Amazonas representa 2,12% dos candidatos inscritos em todo o Brasil. No estado, o Enem é a prova principal para selecionar alunos para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir