Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Sem ocorrências, Enem é avaliado como "tranquilo" pela políc
Centro de Comando e Controle foi usado para monitorar cidades potiguares. Provas foram aplicadas neste sábado (8) e domingo (9).
Sem ocorrências, Enem é avaliado como
Foto: g1.globo.com

A Polícia Militar fez uma avaliação positiva da segurança pública durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (8) e domingo (9). Responsável pela coordenação das operações no exame, o coronel Alarico Azevedo informou que só foi preciso deslocar equipes para "pequenas intervenções", como problemas com som alto e congestionamento no trânsito. "Não tivemos ocorrências que ameaçassem a segurança pública. Foi tranquilo", conta.

Um dos casos que mais exigiu da PM aconteceu no distrito de Pitangui, em Extremoz, onde os policiais militares foram acionados para intervir durante uma confusão causada por uma queda de energia em um local de aplicação de prova. As provas na Escola das Dunas foram canceladas e serão reaplicadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com mais de uma hora de atraso para o início das provas, parte dos candidatos se negaram a fazer a prova e não queriam que os demais fizessem o exame. "Solicitaram a presença da PM. Eles foram retirados, sem agressão, com tranquilidade", explica o coronel Alarico. Na versão dos estudantes, a PM foi agressiva na retirada.

Operação conjunta
O Centro Integrado de Comando e Controle foi utilizado para o monitoramento das cidades do RN que receberam provas do Enem. "Tudo ocorreu em perfeita sintonia", diz o coronel. De acordo com Azevedo, o trabalho conjunto de diversos órgãos facilitou as ações.

Participaram da operação Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e Guarda Municipal. Representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do consórcio organizador do exame também estiveram no Centro de Comando e Controle.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir