Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

"Prova tranquila", dizem estudantes do Amazonas sobre 2º dia
Provas foram feitas até por estudantes que não concluíram o ensino médio. Candidatos responderam questões de português, matemática e redação.

Foto: g1.globo.com

Aconteceu neste domingo (9) a segunda parte do Exame Nacional do Ensino Médio. No Amazonas, os portões abriram-se às 10h e foram fechados às 11h (horário local). Em Manaus, a chuva atrapalhou alguns candidatos e complicou o trânsito ao redor dos locais onde as provas foram realizadas, mas não desanimou candidatos que acreditam na possibilidade de um ingresso na universidade. Alguns candidatos que ainda não concluíram o ensino médio também fizeram as provas e classificaram a avaliação como "tranquila".

No segundo dia, o Enem contou com a redação e 90 questões divididas entre os temas: Linguagens e Códigos, e Matemática. Para uns, a prova de domingo foi motivo de nervosismo, mas quem se preparou para os dois dias afirma que a prova estava "tranquila". É o caso das estudantes Natália Ramos, de 16 anos, e Nayla Bianca, de 18 anos, que ainda estão no segundo ano do Ensino Médio e fizeram a prova este ano como forma de testar os conhecimentos. "Já fiz o Enem ano passado, e esse ano estou fazendo de novo para testar meus conhecimentos, ainda não terminei o Ensino Médio" contou Natália.

Segundo as jovens, que se conheceram no portão de saída do local onde realizaram a prova, as questões tinham grau de dificuldade razoável. Apesar de ainda não poderem usar a pontuação no Enem para ingresso na faculdade, as candidatas dizem estudar bastante para a prova em cursinhos e na escola.

"Achei o tema da redação tranquilo, pois eu faço cursinho e a minha professora nos preparou bastante. Eu já havia treinado a redação com esse tema" disse Natália, que pretende ingressar no curso de Medicina no próximo ano. Para a candidata, algumas disciplinas estavam cansativas, mas ainda assim conseguiu responder a prova. "Português estava chato porque é muito texto, mas ainda assim estava tranquilo. Matemática tinha umas questões bem simples, então eu também achei tranquila" contou.

Com o objetivo de ingressar em algum curso relacionado à Educação Física, a estudante Nayla Bianca também fez o exame como forma de testar os conhecimentos. Com ajuda das aulas de cursinho preparatório, ela disse achar o tema da redação fácil, pois já havia treinado em casa. "Eu não participei de nenhum viradão, mas treinei a redação em casa", conta a estudante que diz ter mais facilidade com a área das ciências humanas.

O G1 trará a resolução das 90 questões preparadas pelos professores do Cursinho da Poli. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (12).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir