Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-11-2014

Grupo invade creche em Franca, SP, e furta até escovas de
Unidade no bairro City Petrópolis foi alvo de vandalismo nesta segunda-feira. Aulas foram prejudicadas devido aos estragos; nenhum suspeito foi preso.
Grupo invade creche em Franca, SP, e furta até escovas de
Foto: g1.globo.com

Uma creche do bairro City Petrópolis, em Franca (SP), foi furtada e vandalizada na madrugada desta segunda-feira (10). Segundo a coordenação da unidade, os suspeitos entraram pela janela, destruíram vários objetos e depois fugiram levando até as escovas de dente das crianças. Esta é a segunda vez que o local é furtado neste ano. Ninguém foi preso.

De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência Infantil (CCI) Ágape II Ana Maria Vilela, o crime foi descoberto por volta das 6h30, quando ela chegou para trabalhar. Ana Maria conta que a sala da turma da pré-escola estava completamente destruída. "Eles arrombaram a janela, destruíram o vidro com uma marreta e entraram. Eles quebraram o umidificador, jogaram no chão todos os objetos que estavam nos armários, inclusive as cobertas das crianças e os objetos dos professores, e levaram o rádio e as escovas de dente", diz.

Ainda segundo a coordenadora, os suspeitos mexeram na fiação elétrica, desligando o alarme, e quebraram todos os sensores. No entanto, eles não passaram da sala invadida porque ela estava trancada. Antes de ir embora, o grupo quebrou vários brinquedos do parquinho, que fica na área externa da creche, e deixou latas de cerveja e giz no telhado. Os responsáveis pela creche ainda não avaliaram todos os danos.

Durante a segunda-feira, os profissionais da creche encontraram dificuldades para não suspender as atividades. "Ficou sem energia em todas as tomadas, então a gente não consegue ligar nada. Os chuveiros também pararam de funcionar e a gente não conseguiu dar banho nos menores. As crianças da sala destruída também tiveram que ser transferidas para a biblioteca", ressalta Ana Maria. Segundo a coordenadora, as aulas só não foram suspensas para evitar que os alunos fossem prejudicados, uma vez que muitos deles não têm onde ficar durante o dia. A creche atende 187 crianças em período integral e recebe verbas da prefeitura.

Em janeiro deste ano, a creche foi invadida e furtada. Segundo Ana Maria, os suspeitos tiveram acesso a outras áreas do local e levaram vários eletroeletrônicos. Ela também disse que o parquinho é constantemente invadido e tem os brinquedos quebrados. "É o tempo de a gente consertar e eles quebram de novo. Quebram, arrancam do chão. O espaço é aberto, apenas cercado por telas de arame. Eles fazem o que querem."

A coordenadora afirmou que câmeras de segurança serão instaladas no local e uma campanha de conscientização será feita na comunidade, já que a principal suspeita dos profissionais é que pessoas da região sejam os responsáveis pelos crimes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir