Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-11-2014

Nota final do Enem não depende só de quantas questões acerto
TRI permite que nota seja diferente mesmo com número de acertos iguais. MEC divulga nota em janeiro quando também deve abrir o Sisu.
Nota final do Enem não depende só de quantas questões acerto
Foto: g1.globo.com

Com a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) feita na manhã desta quarta-feira (12) é possível que o candidato tente calcular a nota a partir de seus acertos. Por conta da Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada no exame, isso não deve ser feito.

A TRI permite que candidatos com números semelhantes de acertos tenham recebido pontuação diferente. Ou ainda estudantes com menos acertos do que o outro, tenham nota maior.

O desempenho só pode ser medido com a divulgação das notas individuais que deve ser feita em janeiro de 2015, segundo o Ministério da Educação.

Também em janeiro será aberto o período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) onde os candidatos disputam vagas em instituições públicas. Cada universidade, no entanto, pode definir o peso que quer dar para as provas objetivas do Enem (ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens e códigos), influenciando na seleção.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir