Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-11-2014

PF investiga empresa gaúcha por fraude contra prefeitura
Três pessoas foram presas pela polícia em operação deflagrada hoje.
PF investiga empresa gaúcha por fraude contra prefeitura
Foto: gaucha.clicrbs.com

A Polícia Federal faz uma operação na manhã desta quarta-feira (12) para desarticular um grupo que praticava crimes contra a administração pública em Santa Catarina. A empresa gaúcha Kopp Tecnologia, que fabrica controladores de velocidade, é investigada por participação na fraude.

São cumpridos 38 mandados de busca, de prisão e de condução para depoimentos em delegacias. Doze pessoas já foram presas, três no Rio Grande do Sul - dois no aeroporto Salgado Filho e um em Santa Cruz do Sul. Foram apreendidos mais de R$ 200 mil, sendo que R$ 35 mil na casa de um dos investigados no Estado.

A operação "Ave de Rapina" ocorre nas cidades catarinenses de Florianópolis e Joaçaba, e também em Porto Alegre, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul e Flores da Cunha.

De acordo com a PF, há indícios de editais direcionados em licitações vencidas por empresas na prefeitura de Florianópolis. A suspeita é de oferecimento de propina mensal a servidores em troca de contratos.
A Rádio Gaúcha tentou contato com a Kopp no escritório em Porto Alegre e em Vera Cruz e aguarda retorno.

Em 2011 já havia sido apurado indício de direcionamento de ediais envolvendo oito empresas, entre elas a Kopp.

Em julho de 2013, baseado em ação civil pública de 2001, o proprietário da Kopp, Eliseu Kopp, e políticos ligados à prefeitura de Sapucaia do Sul foram condenados por improbidade administrativa por direcionamento de licitação.

Mais detalhes sobre a fraude serão repassados em coletiva à imprensa em Florianópolis, às 10h.

Outras fraudes
Além da investigação sobre direcionamento de licitações em contratos para instalação de pardais e lombadas eletrônicas, a Polícia Federal também apura fraude em contratos envolvendo empresas de eventos e a prefeitura de Florianópolis. A operação também envolve o susposto favorecimento de empresas na elaboração de leis municipais na Câmara de Vereadores de Florianópolis.

Prefeitura diz que está interessada no esclarecimento dos fatos
Em nota divulgada na manhã de hoje, a prefeitura de Florianópolis disse que é a maior interessada no esclarecimento das denúncias e que vai colaborar com a investigação da Polícia Federal. Confira a nota na íntegra:

"A propósito da operação realizada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira a Prefeitura de Florianópolis informa que:

1 – A administração municipal é a maior interessada no cabal esclarecimento de todas as denúncias e suspeitas contra quem quer que seja;

2 – A administração está à disposição da Polícia Federal e de qualquer órgão de controle que está à disposição para todos os esclarecimentos que se fizerem necessários;

3 – A Prefeitura aguarda mais informações sobre a operação para definir quais medidas serão tomadas no âmbito administrativo;

4 – Mais informações serão prestadas no decorrer do dia."

Fonte: gaucha.clicrbs.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir