Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-11-2014

14/11: Dia Mundial do Diabetes
Uma epidemia global de Diabetes est� em curso. Seus n�meros v�m aumentando at� mesmo entre as crian�as.
14/11: Dia Mundial do Diabetes
Foto: paranashop.com

A campanha do Dia Mundial do Diabetes tem o objetivo de fazer as pessoas pensarem nessa doen�a, que pode n�o apresentar sintomas por anos ap�s a sua instala��o. Por esse motivo, cerca de metade dos diab�ticos n�o sabe que tem a doen�a.

Recomenda-se que todas as pessoas com mais de 45 anos fa�am pelo menos um exame de glicemia a cada tr�s anos. O diagn�stico precoce e o tratamento adequado podem evitar graves consequ�ncias � sa�de.

Uma alimenta��o saud�vel, a pr�tica regular de exerc�cios f�sicos e a educa��o em diabetes s�o os pilares de um tratamento de sucesso, e podem reduzir muito o risco de complica��es pela doen�a.

Ent�o vamos falar um pouco sobre cada uma dessas atitudes, t�o importantes para atingir bons resultados.

Alimenta��o saud�vel - As recomenda��es nutricionais para os diab�ticos s�o semelhantes �quelas da popula��o geral. A ingest�o cal�rica di�ria deve ser individualizada de acordo com a necessidade de perda de peso.

Quanto � composi��o da dieta, o consumo moderado de carboidratos � permitido. Apesar de contribu�rem para o aumento dos n�veis glic�micos, fornecem energia, fibras, vitaminas e minerais, al�m de serem agrad�veis ao paladar.


Deve-se dar prefer�ncia a alimentos com maior teor de fibras, que retardam a absor��o da glicose pelo organismo. As principais fontes de fibras s�o frutas, legumes, verduras, farelo de aveia e de cevada, semente de linha�a e leguminosas. Mesmo esses alimentos devem ser consumidos com modera��o, pois muitos tamb�m s�o fontes de carboidratos.

O consumo de �mega-3 pode melhorar a resist�ncia � insulina, favorecendo o controle do diabetes, portanto, recomenda-se o consumo de 2 a 3 por��es de peixes (com exce��o de fil�s fritos) por semana.

O consumo de gorduras saturadas - provenientes de carnes gordas, manteiga, �leos de coco e dend�, leite integral e embutidos em geral - deve ser controlado, assim como o de gorduras trans - encontradas em frituras, bolos e tortas industrializados, pipocas de micro-ondas, sorvetes de massa, biscoitos salgados e recheados.

Quanto �s prote�nas, preferir carnes magras, soja, leite, queijos e iogurtes com baixo teor de gordura.

O uso de ado�antes � seguro, e proporciona a redu��o do consumo di�rio de a��cares.

Exerc�cios F�sicos - Os exerc�cios s�o ben�ficos tanto para a preven��o como para o tratamento do diabetes, independente do peso corporal. Uma de suas principais a��es se d� atrav�s da melhora da a��o da insulina, facilitando a entrada da glicose nas c�lulas musculares e adiposas, reduzindo seus n�veis sangu�neos. Esses efeitos duram por 24 a 72 horas ap�s cada sess�o de exerc�cio. Al�m de melhorar o controle glic�mico, tamb�m favorecem a press�o arterial e o colesterol, reduzindo o risco de doen�as cardiovasculares como o infarto e o derrame.


Antes de iniciar a pr�tica de exerc�cios, alguns pacientes devem realizar avalia��o cardiol�gica, a crit�rio cl�nico, dependendo de fatores como idade, presen�a de hipertens�o, tabagismo colesterol elevado ou complica��es da doen�a.


Exerc�cios aer�bicos s�o recomendados diariamente, ou pelo menos a cada dois dias, num total de pelo menos 150 minutos por semana. Exerc�cios de resist�ncia (muscula��o) tamb�m devem ser inclu�dos nos planos de atividades do diab�tico, 2 a 3 vezes por semana.


Educa��o em diabetes - O conhecimento da doen�a � essencial para o tratamento efetivo do diabetes, pois quando conhecemos o inimigo fica mais f�cil de escolher as armas para a batalha. Tanto o paciente como a fam�lia precisam ser informados sobre a import�ncia de adquirir h�bitos saud�veis no dia-a-dia, e de excluir outros que podem ser prejudiciais, j� que dever�o ser mantidos por toda a vida.

� importante salientar que esses cuidados n�o s�o diferentes daqueles recomendados para a popula��o geral, independente da presen�a do diabetes. Tanto o monitoramento das glicemias como o uso correto dos medicamentos s�o de extrema import�ncia para os portadores da doen�a. A educa��o em diabetes permite aos pacientes tomar decis�es que levem a bons resultados no controle da doen�a, pois as atitudes tomadas no dia-a-dia definem o controle a longo prazo e s�o de extrema import�ncia para a preven��o de complica��es.

Fonte: paranashop.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir