Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-11-2014

Greve e Enem influenciaram queda no nº de inscritos na Fuves
Mas nº está dentro da média histórica, diz a Pró-Reitoria de Graduação. Entre as edições 2014 e 2015, número caiu 17,5% e é o menor em 4 anos.
Greve e Enem influenciaram queda no nº de inscritos na Fuves
Foto: g1.globo.com

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) afirmou que a queda no número de inscritos na Fuvest 2015 pode ser explicada por dois fatores: a greve de professores, funcionários e estudantes deste ano, que durou 116 dias e foi a mais longa da história da universidade, e a consolidação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como canal de ingresso a mais de cem universidades públicas. Neste ano, o número de inscritos no Enem cresceu 21%, enquanto, na Fuvest, ele caiu 17,5%, depois de cinco anos em tendência de alta.

Em nota divulgada na noite de segunda-feira (10), a Pró-Reitoria diz, no entanto, que "o número de inscritos está dentro da média histórica do vestibular Fuvest". A USP diz ainda que "está discutindo formas alternativas de ingresso, incluindo o Enem".

No ano passado, a Fuvest bateu seu recorde histórico, com 172.037 inscrições. Na edição deste ano, o número caiu para 141.888, o menor dos últimos quatro anos.

Veja abaixo a nota na íntegra:
"A Pró-Reitoria de Graduação considera que a queda no número de inscritos no Vestibular Fuvest 2015 sofreu reflexos da greve na USP e também o efeito da consolidação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, o número de inscritos está dentro da média histórica do vestibular Fuvest. Informa-se, ainda, que a Universidade está discutindo formas alternativas de ingresso, incluindo o Enem."

Cursos mais concorridos
O curso de medicina em São Paulo é a carreira mais concorrida da Fuvest 2015, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (10) pela fundação que coordena o vestibular da Universidade de São Paulo (USP). No total, 16.232 candidatos se inscreveram para disputar as 295 vagas no curso, o que representa uma concorrência de 55,02 candidatos por vaga.

Em comparação com a edição passada, o número de candidatos treineiros caiu 38%, de 24.403 para 14.910. Já o de candidatos participantes do Inclusp, o programa de inclusão da USP para estudantes de escola pública, recuou 32%. No ano passado, 62.280 candidatos fizeram a inscrição na Fuvest e também no Inclusp. Neste ano, esse número caiu para 42.080.

Concorrência
Em todas as 14 carreiras com mais de 25 candidatos inscritos por vaga, a concorrência desta edição foi menor que a do ano passado. O curso de medicina na Faculdade de Medicina da USP em São Paulo teve 58,57 candidatos por vaga na Fuvest 2014, por exemplo. Já a carreira de medicina oferecida no campus de Ribeirão Preto, que foi a mais concorrida na edição de 2014 do vestibular, com 62,91 candidatos por vaga, ficou na segunda posição na lista de cursos mais concorridos. Neste ano, são 50,51 candidatos disputando cada vaga da carreira.

Psicologia (40,60 candidatos por vaga), engenharia civil em São Carlos (40,03) e artes cênicas – bacharelado (37,47) completam a lista das cinco carreiras mais concorridas neste ano.

Habilidades específicas
Nesta segunda, a Fuvest divulgou também a lista com 141 candidatos aprovados nas provas antecipadas de habilidades específicas em música (campus São Paulo) e outros 126 candidatos que passaram na prova de artes visuais. Eles seguem na disputa pelas vagas dos cursos da Universidade de São Paulo (35 de música e 30 de artes) e vão fazer a primeira fase do vestibular geral da Fuvest, dia 30.

Ao todo, 1.673 candidatos se inscreveram para as provas dos dois cursos. Os candidatos eliminados nessas provas poderão concorrer à segunda opção de carreira indicada na inscrição. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 24 e o exame de Conhecimentos Gerais (primeira fase) será no dia 30.

Sobre a Fuvest 2015
O vestibular Fuvest 2015 oferece no total 11.177 vagas sendo 11.057 para a USP e 120 ao curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A primeira fase conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

As provas da segunda fase ocorrem nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2015. No primeiro dia, os candidatos responderão dez questões de português e farão uma redação; no segundo, a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês).

No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 31 de janeiro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir