Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-11-2014

Novos iPhones chegam ao Brasil
Os maiores e mais finos aparelhos da Apple chegam nesta sexta-feira. Salgados, os pre�os dos celulares variam de R$ 3,2 mil a R$ 4,4 mil.
Novos iPhones chegam ao Brasil
Foto: g1.globo.com

Julho de 2010. O iPhone 4 acabara de ser lan�ado, e Steve Jobs tirava sarro dos celulares rivais por serem grandes. Aparelhos como os da linha Galaxy eram "Hummers", os ve�culos que s�o o terror das vagas de garagem. "Voc� n�o consegue peg�-lo com a m�o", disparou.

"Ningu�m vai comprar isso." De volta a 2014: falecido, Jobs j� n�o lidera a empresa, conduzida por Tim Cook. Agora, a ordem do dia � justamente apostar nos Hummers, para fazer frente � Samsung, n�mero um global em smartphones. � com essa estrat�gia que a Apple come�a a vender a partir da 0h01 desta sexta-feira (14) os grandinhos iPhone 6 e iPhone 6 Plus, que t�m as maiores telas j� criadas para um celular pela empresa.

Antes desdenhosa, agora a Apple abra�ou tanto a ideia de que as telas grandes vieram para ficar que sistema e hardware foram concebidos para fazer as pessoas se esquecerem de que aparelhos como esses n�o cabem mesmo na m�o. Tanto que o bot�o liga/desliga passou do topo do aparelho para a lateral e, ao tocar duas vezes o bot�o iniciar, os aplicativos passam a ocupar metade da tela. Tudo para deixar os recursos ao alcance do ded�o. Mas, apesar do vatic�nio de Jobs, os grandinhos vendem. Com telas de 4,7 e 5,5 polegadas, os iPhones 6 e 6 plus, respectivamente, venderam 10 milh�es no fim de semana de estreia, em setembro.


Com uma tela maior, a Apple aproveitou para melhorar alguns recursos que exploram o display de alta defini��o. V�deos e games s�o exibidos como em uma televis�o e sem engasgar, gra�as ao processador A8, o segundo de 64 bits da empresa. O volume de pixels � entre 1,3 e 2,6 vezes superior �s do iPhone 5s.

Apesar de ter evolu�do em rela��o ao iPhone 5s (economiza 25% mais energia, tem 25% mais pot�ncia de CPU e 50% mais poder gr�fico), o chip A8 � 13% mais fino. Essa e outras melhorias debaixo do chassi permitiram que os smartphones sejam os mais finos j� feitos pela Apple.

O 6 Plus, assumidamente um "phablet", categoria criada pela arquirrival Samsung que mistura tablet e smartphone, � exemplo de como a mentalidade da empresa mudou desde os idos de 2010. O aparelho sabe que � grande e n�o tem vergonha disso: quando usado na horizontal, o conte�do dos aplicativos � adaptado para a tela mais ampla e o teclado passa a ser completo.
C�mera "de cinema"


� com a c�mera, por�m, que os aparelhos se destacam. Para come�ar, o hardware: a traseira possui duas lentes de LED (uma fluorescente, outra incandescente) para balancear melhor a luz ambiente. Isso faz com que fotos tiradas com flash n�o tenham as cores originais alteradas e aumenta os detalhes dos rostos.


O estabilizador �ptico de imagem, um recurso presente apenas no 6 Plus por ter mais espa�o dentro do chassi, faz as lentes se mexerem, subindo e descendo. Com isso, imagens n�o s�o prejudicadas devido � maior ou menor incid�ncia de luz, porque o aparelho faz uma sequ�ncia de pequenas fotos e mescla todas para aproveitar o melhor de cada uma. Em v�deos, essa ferramenta balanceia os movimentos das m�os.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir