Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-11-2014

Dia Mundial do Diabetes: quantidade de pacientes pode dobrar
�ndice de diab�ticos no mundo vem aumentando por conta de sedentarismo e obesidade
Dia Mundial do Diabetes: quantidade de pacientes pode dobrar
Foto: primeiraedicao

Esta sexta-feira (14) marca o Dia Mundial de Conscientiza��o do Diabetes, mas o cen�rio brasileiro n�o tem refletido �ndices favor�veis. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Sa�de do Rio de Janeiro, o �ndice de pessoas com diabetes aumentou de 5,5% para 6,9% nos �ltimos anos. A data chama a aten��o para a import�ncia do diagn�stico precoce da doen�a que, associada a outros fatores, pode acarretar problemas graves � sa�de.

Segundo dados da Federa��o Internacional de Diabetes (IDF), que lidera a campanha, mais de 400 milh�es de pessoas ao redor do mundo s�o portadoras da doen�a. No Brasil, de acordo com o Minist�rio da Sa�de, j� s�o cerca de 14 milh�es e todos os dias s�o estimados 500 novos casos. A Organiza��o Mundial da Sa�de afirma que a quantidade de diab�ticos no mundo pode dobrar na pr�xima d�cada se n�o forem tomadas medidas urgentes.


Para marcar a data, diversas atividades j� est�o marcadas de acontecer no Brasil. V�rios edif�cios e monumentos ser�o iluminados e entre eles cart�es postais como o Cristo Redentor e o Maracan�. A ideia da data de conscientiza��o surgiu em 1991 e 160 pa�ses participam da iniciativa. Neste ano, o tema central da campanha foca no est�mulo da ado��o de uma alimenta��o saud�vel, da pr�tica do exerc�cio f�sico e do fortalecimento da educa��o sobre o diabetes. As a��es ser�o realizadas em uma parceria da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e contam com o apoio de v�rias outras entidades.


De acordo com o m�dico Luiz Alberto Turatti, vice-presidente da SBD, o Brasil ainda est� distante de um cen�rio que possa ser considerado ideal. Para o especialista, ainda falta muita educa��o sobre o diabetes no pa�s. "No Brasil, tr�s em cada quatro pacientes de diabetes n�o possuem um controle adequado da doen�a e podem vir a desenvolver complica��es. O tratamento � baseado num trip� que envolve h�bitos alimentares, atividades f�sicas e o uso das medica��es em conformidade com as prescri��es. Seguindo isso, o paciente tem grandes chances de controle da doen�a e consegue assim diminuir as chances de vir a apresentar complica��es", enumera.


Turatti diz tamb�m que o n�mero de diab�ticos est� aumentando no mundo por conta do aumento do n�mero de obesos e de pessoas sedent�rias. O especialista lembra ainda que o Brasil atualmente figura a quarta posi��o no ranking mundial em rela��o ao n�mero de diab�ticos. "Falta educa��o sobre o diabetes hoje no Brasil. O individuo que sabe que � diab�tico muitas vezes n�o possui compreens�o real do que � a doen�a e de quais s�o as complica��es em longo prazo. Cerca de 50% dos diab�ticos brasileiros nem sabem que tem a doen�a e s� v�o procurar ajuda quando os n�veis de a��car est�o muito elevados", conta.


Apesar da gravidade da doen�a, de acordo com a m�dica Rosane Kuppfer, respons�vel pelo Servi�o de Diabetes do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede), nas �ltimas d�cadas a sobrevida dos pacientes tem aumentado. "O diabetes tipo um, por exemplo, se manifesta no p�blico infanto-juvenil. Com o devido acompanhamento cl�nico, este grupo chega � idade adulta com uma qualidade de vida melhor, mais saud�vel", afirma.


Sobre os avan�os recentes que aconteceram nas pesquisas relativas � doen�a, Luiz Alberto Turatti explica que a inclus�o de novas drogas no tratamento da doen�a foi fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Segundo o m�dico, todas as drogas dispon�veis fora do pa�s est�o dispon�veis tamb�m no Brasil, mas que por serem drogas caras, acabam n�o sendo disponibilizadas nos servi�os p�blicos de sa�de.


Sobre a possibilidade ainda da cura do diabetes, o especialista diz que as maiores dificuldades est�o relacionadas ao comportamento da doen�a. "A base da doen�a � muito complexa, o diabetes n�o � causado por um mecanismo �nico. As medica��es v�o atuar em alguns desses mecanismos, mas como � uma doen�a multifatorial voc� acaba n�o conseguindo a cura com as medica��es", explica.


Diabetes: uma doen�a silenciosa

Diabetes � uma doen�a relacionada ao metabolismo da glicose e � causada pela aus�ncia ou pela m� absor��o de um horm�nio produzido pelo p�ncreas chamado insulina, cuja fun��o � promover a quebra das mol�culas de glicose transformando elas em energia. De acordo com Turatti, existem dois tipos de diabetes mais comuns: o tipo um e o tipo dois. "Cerca de 90% dos casos s�o o que chamamos de diabete tipo dois, que geralmente acomete indiv�duos com mais de 40 anos e est� relacionada a maus h�bitos alimentares, inatividade f�sica e obesidade", explica.


Segundo o m�dico, o diabetes tipo um geralmente acomete crian�as e adolescentes e � auto-imune, ou seja, n�o tem rela��o com a manuten��o de uma vida saud�vel. "O problema do diabetes � que ele �, na maioria das vezes, uma doen�a silenciosa. O paciente s� vai apresentar sinais quando os n�veis de a��car est�o muito elevados e, se paciente n�o faz o tratamento de controle adequado, corre risco de ter infartos, derrames, fal�ncia dos rins, cegueira, impot�ncia e mais uma s�rie de complica��es", enumera.


Congresso de Diabetes no Rio de Janeiro

O 1� Congresso Regional de Diabetes no Rio come�ou na �ltima quinta (13) e vai at� este s�bado. No evento estar�o especialistas que ir�o debater temas relevantes sobre a doen�a, al�m de novas tecnologias e quais s�o os tratamentos praticados atualmente. O encontro acontece no Hotel Royal Tulip, em S�o Conrado, Zona Sul do Rio. O Iede ter� um estande onde receber� os congressistas que desejarem participar de encontros para falar sobre o planejamento alimentar do paciente e como avaliar o p� diab�tico de risco. Ser�o sorteados tamb�m exemplares do Manual de Educa��o em Diabetes para os participantes.

Fonte: primeiraedicao
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir