Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-11-2014

Campanha de vacinação continua, contra sarampo e paralisia
A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Paralisia Infantil (poliomielite), que teve início no último sábado (8), continua nos postos de saúde do município.
Campanha de vacinação continua, contra sarampo e paralisia
Foto: atibaia.com.

Todas as crianças de seis meses a quatro anos devem ser vacinadas contra a paralisia infantil. Já as crianças de 1 ano a 4 anos de idade também devem tomar a vacina contra o sarampo (vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba), mesmo aquelas que já receberam as doses anteriores. A vacinação é gratuita e segue até o dia 28 de novembro, inclusive no dia 22 (sábado).


A poliomielite é uma doença aguda, causada por um vírus, caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça, distúrbios gastrointestinais e rigidez de nuca, acompanhada ou não de paralisias. A transmissão pode ser de pessoa a pessoa, por meio de secreções do indivíduo infectado, ou de forma indireta por meio de objetos, água e alimentos contaminados. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.


Já o sarampo é uma doença viral altamente transmissível, podendo evoluir com complicações, às vezes fatais. É transmitida por meio de gotículas eliminadas pela boca ao falar, tossir e espirrar, e por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em ambientes fechados como creches, escolas, clínicas e meios de transporte.


Após exposição a um caso de sarampo, praticamente todos os indivíduos suscetíveis adquirem a doença. O sarampo continua presente em diferentes regiões do mundo, inclusive no Brasil. A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba, e também é recomendada às pessoas que pretendem viajar ou participar de eventos com grande quantidade de público.


Os pais e responsáveis devem levar seus filhos a uma das unidades da rede pública de saúde com a carteira de vacinação. Confira os bairros e unidades de vacinação em Atibaia:

Fonte: atibaia.com.
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir