Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-11-2014

Gestantes passam a receber vacina contra coqueluche
Minist�rio da Sa�de pretende vacinar 480 mil m�es at� o fim do ano. Segundo ministro, houve aumento de casos nos �ltimos quatro anos.
Gestantes passam a receber vacina contra coqueluche
Foto: g1.globo.com

O ministro da Sa�de, Arthur Chioro, anunciou nesta segunda-feira (17) que gestantes passaram a ser vacinadas faz duas semanas contra coqueluche pelo Sistema �nico de Sa�de (SUS). A vacina deve ser aplicada em, no m�ximo, 20 dias antes do parto. Profissionais de sa�de que trabalham em UTIs neonatais ou maternidades tamb�m receber�o a dose.


Segundo Chioro, houve aumento significativo no n�mero de casos e de mortes por coqueluche em todo o mundo � principalmente na faixa et�ria at� 6 meses de idade. Em 2009, havia menos de 2 mil casos no planeta. Em 2012, o �ndice subiu para 7 mil casos. No Brasil, 98 pessoas morreram por coqueluche neste ano, de acordo com o ministro. Em 2013, foram 568 diagn�sticos de coqueluche e 110 mortes.


"Estamos observando aumento de casos e �bitos em beb�s com at� 6 meses de idade. � um fen�meno que acontece tamb�m nos Estados Unidos e Canad�. Nos �ltimos quatro anos, come�ou a reemergir a doen�a e essa [a pr�tica de vacinar gestantes] � mais uma estrat�gia de prote��o para esses beb�s", disse Chioro.


A vacina j� passou a ser distribu�da na rede p�blica do pa�s desde 3 de novembro. Foram adquiridas 4 milh�es de doses, pelo pre�o de R$ 87,2 milh�es. � a terceira vacina incorporada ao calend�rio de vacina��o neste ano. Ela se junta � prote��o contra HPV, hepatite A e mais 14 outras doen�as.


Com capacidade de proteger adultos sem apresentar efeitos colaterais, a dTpa (nome da vacina) protege tamb�m contra difteria e t�tano. At� ent�o, uma gestante tomava tr�s doses contra as duas �ltimas doen�as. A partir deste ano, a terceira dose passa a conter prote��o contra a coqueluche.


O secret�rio de Vigil�ncia em Sa�de, Jarbas Barbosa, disse que vacinar m�es garante uma prote��o aos beb�s nos primeiros meses de vida, mas n�o garante que ele esteja completamente seguro contra a doen�a.


"Isso n�o d� prote��o permanente nem sequer prolongada. Aqueles anticorpos s� duram 6 meses. Portanto, isso n�o altera o esquema de vacina��o da crian�a, que deve tomar outra vacina depois de 2 meses de vida", afirmou Barbosa.


O Minist�rio da Sa�de pretende vacinar 480 mil gestantes em todo o pa�s. Em 2015, a previs�o � de que 2,9 milh�es de m�es estejam imunizadas.
Coqueluche


Transmitida por uma bact�ria, o principal sintoma da coqueluche � tosse forte. Segundo o secret�rio de Vigil�ncia em Sa�de, isso faz com que a doen�a possa ser confundida com outras enfermidades. De acordo com a Organiza��o Mundial da Sa�de, a coqueluche � uma das dez maiores causas de mortalidade infantil.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir