Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-11-2014

Cristo Redentor recebe abertura de evento de meditação
Awaken Love Festival terá atividades até domingo (23). Líder espiritual realizou meditação coletiva aos pés do monumento.
Cristo Redentor recebe abertura de evento de meditação
Foto: g1.globo.com

Um minuto para encontrar a paz. Essa foi a mensagem do líder humanitário e mestre espiritual brasileiro Sri Prem Baba que abriu o evento Awaken Love Festival na manhã desta terça-feira (18) no Rio. E o local escolhido não poderia ser mais inspirador: o Cristo Redentor. O objetivo da iniciativa é popularizar a prática da meditação, a partir da campanha "Just 1 minute" ("Apenas um minuto").


Sri Prem Baba conduziu a cerimônia ao lado do padre Omar Raposo, responsável pelo santuário do Cristo, e promoveu uma meditação coletiva aos pés do monumento. O local ficou lotado e os participantes ainda tiveram como "brinde" um dia lindo – com sol e céu sem nuvens.


De acordo com Sri Prem Baba, a humanidade vive em constante conflito e busca a paz longe de si mesma. "O ser humano vai longe em busca do amor e tranquilidade, quando a paz está dentro de cada um de nós. Esse é o início de uma revolução da consciência que começa com esse minuto de silêncio. Isso começa com seu comprometimento e assim você abrirá caminhos para paz, amor ou o que você procura", afirmou o mestre espiritual.

A campanha, que aconselha as pessoas a reservar um minuto de seu dia para a meditação, foi elogiada pelo padre Omar. "O Cristo é um lugar de integração e essa campanha é maravilhosa. Este lugar foi pensado pela Igreja para que as pessoas pudessem meditar, ter contato com a natureza e encontrar Deus. O amor é capaz de refazer perspectiva, equilibrar sentimentos, olhar para o outro e perceber que ele não é o nosso inimigo", disse.


A atriz Barbara Borges conheceu os ensinamentos de Sri Prem Baba há dois anos e começou a praticar meditação. De acordo com ela, a técnica é aperfeiçoada com o tempo e foi muito útil durante a gravidez.


"Eu ainda sou uma aprendiz, comecei com um minuto e sou muito dedicada. Durante a gravidez foi muito bom pra mim, realmente trouxe a paz interior e a tranquilidade para meu filho. Essa conexão muda a sua vida. Se você é ansiosa ou estressada isso te muda internamente" disse a atriz.


Atividades até domingo

O evento começou às 9h e abriu uma série de eventos em torno do tema "cultura de paz", entre eles, palestras na quarta-feira (19) em Vigário Geral, no Subúrbio, no núcleo do AfroReggae, e, na quinta (20), no Jardim Botânico, na Zona Sul. Para encerrar, haverá uma grande celebração musical, no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, também na Zona Sul.


Segundo os organizadores, a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida devido ao sucesso da meditação coletiva organizada em junho passado no Parque Garota de Ipanema, na Zona Sul, que reuniu três mil pessoas para meditar e ouvir o líder humanitário falar sobre a importância de se dedicar poucos minutos da rotina diária para a meditação. A prática sugere cinco períodos de, pelo menos, um minuto durante o dia.


"Essa prática tão simples é suficiente para realizar a maior revolução de consciência já vista no planeta", afirma Sri Prem Baba, que viaja o mundo para conversar com as pessoas sobre a importância do cultivo do silêncio no cotidiano como forma de criar uma cultura de paz e prosperidade em nossa sociedade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir