Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2014

Sem-teto entram em confronto com PM no Centro de SP
Reintegração de posse de prédio estava prevista para esta quarta. Grupo ateou fogo no edifício e tentou ocupar outros imóveis.
Sem-teto entram em confronto com PM no Centro de SP
Foto: g1.globo.com

Um grupo de sem-teto entrou em confronto com a Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (19) no Centro de São Paulo. Os sem-teto deveriam desocupar um prédio e chegaram a atear fogo no imóvel que fica na Rua Conselheiro Crispiniano. Depois, tentaram invadir outro edifício. Duas pessoas foram detidas.

As lideranças do Movimento dos Sem-Teto de São Paulo (MSTS) estimam que 150 famílias moravam no prédio na Rua Conselheiro Crispiniano havia um ano. Durante a madrugada, parte dos moradores foi procurar abrigo no Cine Marrocos, quase em frente ao imóvel, que já estava ocupado.

Como nem todos puderam ficar nesta ocupação, outra parte dos sem-teto foi para Barão de Limeira para tentar uma nova invasão. A PM usou bombas e gás de pimenta para evitar a ocupação. Pelo menos uma criança estava com o grupo no momento do confronto. O menino tinha uma marca no pescoço que pode ter sido causada por estilhaços.

Os sem-teto seguiram, então, para um terceiro endereço, na Rua Boa Vista, e a PM continuou acompanhando a ação. Eles também tentaram bloquear a Rua Conselheiro Crispiniano e houve novo confronto. Os sem-teto jogavam pneus no meio da rua, que foi desobstruída pelos policiais.

Incêndio
Quando o incêndio começou, no terceiro andar do prédio, ainda havia pessoas em seu interior. Um morador subiu até o telhado e pediu ajuda. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas em 40 minutos. Ninguém ficou ferido. Os integrantes do movimento não negam ter colocado fogo no prédio, que vai passar por perícia.

A reintegração prevista para esta quarta-feira já tinha sido marcada outras vezes. De acordo com os ocupantes, a confusão começou porque a Polícia Militar chegou antes do previsto. A corporação disse que chegou mais cedo porque o grupo tentou invadir outros imóveis.

O movimento contou que precisava de outros espaços para alojar as famílias já que as ocupações mais antigas não têm capacidade para receber mais sem-teto.

Trânsito
Nesta manhã, a reintegração de posse oficial ainda não havia sido feita, mas o prédio já estava vazio. A São Paulo Transportes (SPTrans) desviou o trajeto de 43 linhas. A Rua Conselheiro Crispiniano continuou bloqueada até o início da manhã desta quarta, na altura da esquina com a Praça Ramos de Azevedo. Às 6h45, ela já estava liberada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir