Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2014

SP tem 27 721 casos de dengue, dez vezes mais que 2013
No Brasil, sobe para 135 o número de cidades em situação de risco de surto da doença.
SP tem 27 721 casos de dengue, dez vezes mais que 2013
Foto: veja.abril.com.br

Um balanço divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo aponta que, de 1.º de janeiro a 1.º de novembro, 27 721 pessoas foram infectadas pela dengue na capital paulista, um número 62% superior ao do último levantamento, em julho, com 17 088 casos. O número é dez vezes maior do que o registrado em todo o ano passado, quando a cidade teve 2 617 casos, e o mais alto da última década.

A taxa de incidência da dengue na cidade é de 246,3 casos para cada 100 000 habitantes, considerada média, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde. O recorde observado no ano fez com que a secretaria decidisse criar comitês locais de prevenção em cada uma das subprefeituras paulistanas. As instâncias terão como objetivo "fortalecer o contato com a comunidade e o trabalho integrado nas ações de campo".

Para facilitar o mapeamento, a dengue e a febre chikungunya — doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que passou a ser monitorada junto com a dengue — têm que ser notificadas à secretaria em um prazo de 24 horas. Antes dessa regra — em vigor desde 5 de novembro —, as unidades de saúde já eram obrigadas a informar à secretaria os casos suspeitos, mas não tinham um prazo. A norma vale para unidades públicas e privadas da cidade.

Apesar do aumento de casos, a secretaria afirma que, desde julho, o município está em fase de baixa transmissão. De acordo com a pasta, 98,6% dos casos foram registrados no primeiro semestre. O bairro do Jaguaré, na zona oeste da capital, continua sendo o distrito com a maior incidência de dengue no ano (3 407 casos por 100 000 habitantes). Ali, 1 699 pessoas foram contaminadas desde janeiro. Em seguida, Lapa e Rio Pequeno tiveram as maiores incidências.

Brasil — Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde divulgou que o número de cidades em situação de risco de surto de dengue subiu de 125 para 135 em uma semana. Já os municípios considerados em alerta para a doença passaram de 552 para 612. Os números fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti, o LIRAa, realizado em 1 737 municípios do país, 213 a mais do que o levantamento anterior.

As cidades classificadas como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.

De acordo com os dados, Rio Branco é a única capital em situação de risco, com índice de 4,2. Treze capitais apresentaram situação de alerta (Boa Vista, Palmas, Salvador, Porto Alegre, Cuiabá, Vitória, Maceió, Natal, Recife, São Luís, Aracaju, Belém e Porto Velho) e outras onze estão com índices satisfatórios (Curitiba, Florianópolis, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Macapá, Teresina e João Pessoa). Duas capitais (Manaus e Fortaleza) ainda não apresentaram ao Ministério da Saúde os resultados do LIRAa.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir