Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2014

WhatsApp adota novo sistema de criptografia
Sistema de criptografia empregado no WhatsApp permite total segurança aos usuários.
WhatsApp adota novo sistema de criptografia
Foto: www.oficinadanet.com.br

Usuários do mundo todo ficaram insatisfeitos com a inclusão das duas setas azuis que identificava uma mensagem quando era lida. Após o desconforto, o WhatsApp liberou uma atualização capaz de bloquear as setas. Seguindo o assunto privacidade, na última atualização o serviço de mensagens instantâneas também incorporou um sistema de criptografia padrão.

O sistema, considerado o maior já implantado em um serviço de troca de mensagens, só é possível graças a parceria entre o WhatsApp e a Open Whisper Systems, que utiliza um código aberto na construção do recurso. Para Android o serviço já está disponível. Ainda não há informações de quando os demais sistemas receberão a atualização.

Com a criptografia empregada no WhatsApp, a segurança é ainda maior, já que apenas os usuários que trocam conversas podem ter acesso ao conteúdo. Com isso, nem a empresa possui acesso a essas mensagens, nem sob ordem judicial. Por enquanto, apenas mensagens de texto em conversas individuais são criptografadas, mas conversas em grupo e conteúdos multimídia também devem ser receber o recurso em breve.

Atualmente, o único serviço de troca de mensagens instantâneas a adotar este sofisticado recurso de criptografia é o WhatsApp. O serviço conta com mais de 600 milhões de usuários.

"Este nível de privacidade tipicamente é encontrado em software menor, focado em segurança, então é empolgante vê-lo acontecer nesta escala", diz Moxie Marlinspike, pesquisador de segurança que é um dos cofundadores da Open Whisper Systems.

Fonte: www.oficinadanet.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir