Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2014

Falso Cardeal conduz orações em igrejas de São Paulo
Um falso cardeal foi desmascarado conduzindo orações em uma igreja na zona oeste de São Paulo.
Falso Cardeal conduz orações em igrejas de São Paulo
Foto: noticias.terra

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, Wolfgang Schuler tem cerca de 70 anos e estaria circulando por paróquias paulistanas se apresentando como um funcionário "de alto escalão" do Vaticano, se dizendo "arcebisbo nomeado de São Paulo". De acordo com testemunhas, ele estava na Igreja do Calvário, em Pinheiros, entoando orações. A Arquidiocese de São Paulo disse que o idoso é uma fraude.


Trajano túnica e estola, ele não chegou a celebrar nenhuma missa, mas escreveu dedicatórias em livros católicos de fiéis, assinando como "arcebispoo de São Paulo". Ao que tudo indica, o homem não obteve nenhuma vantagem financeira com a farsa. De todo modo, o arcebisto verdadeiro de São Paulo, cardeal d. Odilo Pedro Scherer, enviou uma carta para cada uma das paróquias para alertar sobre a existência do falso religioso. Em sua mensagem, Scherer pediu para que "não se dê publicidade a este fato, antes que a ação da polícia possa fazer a sua parte".


Segundo o documento, o falsário já se apresentou em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, como "monge cartuxo". Ele também teria estado em Salvador, sob o nome de André Von Hohenzollern. Lá, inclusive, ele chegou a celebrar missas e a se hospedar em mosteiros da capital baiana, apresentando-se como arcebispo polonês.


Em 2004 ele chegou a ser desmascarado e extraditado para a Alemanha, mas retornou ao Brasil em 2007. Em 2010 ele foi detido pela segunda vez. Não há informações sobre o atual paradeiro do falso cardeal.

Fonte: noticias.terra
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir