Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2014

Justiça chinesa reabre caso de adolescente executado
Jovem foi declarado culpado e condenado à morte na Mongólia Interior em 1996.
Justiça chinesa reabre caso de adolescente executado
Foto: cmjornal.xl.pt

Um tribunal do norte da China reabriu esta quinta-feira o caso de um adolescente executado há quase 20 anos por violação e homicídio, numa rara reavaliação de uma possível condenação errada.

O jovem de 18 anos, de apelido Hugjiltu, foi declarado culpado e condenado à morte na Mongólia Interior em 1996, mas o veredicto foi ensombrado por dúvidas depois de outro homem ter confessado o crime em 2005.

Há quase uma década que a família de Hugjiltu tenta provar a sua inocência. Esta quinta-feira, o Tribunal Popular de Hohhot começou oficialmente a julgar novamente o caso, de acordo com a agência Xinhua.

"Quaisquer erros no veredicto anterior, se é que houve algum, têm de ser analisados", disse o presidente do tribunal no início deste mês, citado pela Xinhua.

Campanhas anticrime

As autoridades chinesas lançam regularmente duras campanhas anticrime, durante as quais um grande número de suspeitos é julgado rapidamente e recebe pesadas penas.

No caso de Hugjiltu, o interrogatório durou 48 horas, ao fim das quais o adolescente confessou ter violado a estrangulado uma mulher na casa de banho de uma fábrica de têxteis, de acordo com relatos do jornal oficial China Daily. O jovem foi executado 61 dias após a morte da mulher.

Em 2005, a polícia deteve Zhao Zhihong, que confessou ter violado e assassinado 10 mulheres, incluindo a vítima da fábrica de têxteis.

Vários casos de condenações injustas têm gerado indignação no país.

No ano passado, um homem que cumpriu 17 anos de prisão pelo homicídio da sua mulher foi declarado inocente por um tribunal de recurso na província de Anhui.

Meses antes, dois homens que tinham sido condenados à morte e prisão perpétua em 2004, pela violação de uma rapariga de 17 anos, foram também absolvidos.


Fonte: cmjornal.xl.pt
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir