Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2014

Comboio da OSCE é alvo de tiros no leste da Ucrânia
Observadores foram encarregados de supervisionar trégua no leste do país. Homens uniformizados fizeram disparos contra grupo.
Comboio da OSCE é alvo de tiros no leste da Ucrânia
Foto: g1.globo.com

Observadores da OSCE, encarregados de supervisionar a implementação da trégua no leste da Ucrânia, foram alvos de disparos por homens uniformizados, anunciou nesta quinta-feira (20) a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

O incidente, o primeiro do tipo a ser relatado, ocorreu na quarta-feira (19) em uma área sob o controle do exército ucraniano, 15 km a oeste de Donetsk, reduto dos separatistas pró-russos, e não causou vítimas.

De acordo com a OSCE, dois veículos da organização viajavam para Donetsk quando, com a aproximação de um caminhão que transportava "uma grande caixa de madeira verde" de 80 metros, receberam tiros de um dos homens no caminhão.

"Um dos soldados levantou-se e deu dois tiros na direção do comboio da OSCE. As balas passaram a cerca de dois metros do segundo veículo da OSCE", indicou a organização em seu relatório diário. "Em razão de preocupações com a sua segurança, o SMM (missão especial de observação na Ucrânia) deixou a área imediatamente."

Os veículos da OSCE são, geralmente, claramente identificados como tal, com o nome da organização escrito em preto sobre a carroceria branca.

Apesar da trégua concluída em 5 de setembro entre o exército ucraniano e os separatistas pró-russos no leste do país, a violência é uma ocorrência diária na região. Segundo a ONU, cerca de 1.000 pessoas morreram desde a implementação do cessar-fogo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir